TRANSLATE/TRADUTOR

sábado, julho 05, 2008

FARCs bombardearam embaixada brasileira em 93

Cláudio Humberto lembrou bem no seu site o episódio do bombardeio da embaixada brasileira em Bogotá pelas FARC, em 1993:

O presidente Lula e o ministro Celso Amorim (Relações Exteriores) se recusam a classificar de terroristas as “Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia”, que o PT chama de “movimento popular”, mas não têm esse direito: os narcoterroristas das Farc explodiram 200kg de dinamite na embaixada do Brasil em Bogotá, em 17 de abril de 1993, dia em que o governo brasileiro recebia em Brasília o chanceler colombiano.

O atentado terrorista das Farc matou 43 pessoas e feriu 350, oito delas diplomatas e funcionários da embaixada brasileira.

O embaixador Alberto da Costa e Silva só escapou porque acompanhava o chanceler colombiano na visita ao Brasil. Seu gabinete ficou destruído.

A cabeça de uma criança de dez anos foi encontrada no alto do prédio de oito andares, onde funcionava a embaixada do Brasil.

Além de não condenar o terror das Farc, o presidente Lula se recusa a participar do esforço para resgatar os 700 reféns que restam. Vergonha.

E, na Veja que foi às bancas neste sábado, na matéria sobre o resgate de Ingrid Betancourt, vale a pena pinçar o trecho que segue após este prólogo, que retrata como agem os narco-botocudos amiguinhos de Lula e seus sequazes.

Ao não condenar energicamente os terroristas, Lula e seus sequazes concordam com suas ações. Não há meio termo: ou se é contra ou a favor do terrorismo.

Afirma a reportagem de Veja:

“Diz bastante a respeito do caráter pernicioso das Farc o fato de os narcoterroristas não terem se preocupado em prestar assistência médica a seu refém mais precioso.

Ingrid, que no dia de sua libertação aparentava surpreendente boa forma física, quase sucumbiu a crises renais e de fígado durante o cativeiro. Recuperou-se com a assistência prestada por outro refém, um enfermeiro militar.

Libertada, ela descreveu uma rotina de picadas de insetos, banhos apressados sob a pressão de guardas armados, necessidades fisiológicas feitas em buracos, noites de insônia que passou acorrentada pelo pescoço e a brutalidade dos algozes.

"Imaginem o que era para mim urinar na frente dos guardas durante a noite, à luz de lanternas", contou Ingrid. "Havia sevícias e muita maldade, coisas que não vou contar em detalhes porque são demasiadamente dolorosas."

É por isso que eu tenho vergonha de ter nascido nesse lixo que é o Brasil, onde o governo silencia ante a barbárie. Que nojo! Cuisp, cuisp...


Em tempo: eu só estou esperando as eleições municipais aqui de Florianópolis para ver quem vai se aliar ao PT e lamber o saco dos botocudos petralhas.

4 comentários:

Anônimo disse...

Olha essa:

"Lula diz que liberdade de reféns é 'problema da Colômbia'

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva evitou hoje comentar o pedido da ex-senadora franco-colombiana Ingrid Betancourt para que o Brasil ajude na libertação dos reféns em poder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) por entender se tratar de questão interna do país. "Não é um problema do Brasil, é um problema da Colômbia", disse, no Palácio do Planalto. Lula anunciou que estará na Colômbia nos dias 19 e 20 para participar de uma reunião com empresários e das comemorações do Dia da Independência colombiana.

"Nossa relação com a Colômbia é excelente", declarou. "A libertação de Ingrid é um sinal muito forte para todos aqueles que lutam pela liberdade e pelo Estado democrático de Direito. Não existe nenhuma razão para uma organização política achar que precisa chegar ao poder pela via armada. É muito melhor e mais fácil se organizar politicamente, disputar as eleições e ganhar", assinalou, sem mencionar as Farc. (Leonencio Nossa)"

Viu só?
...Nada háque se possa falar para expressar o @##%¨%$¨&**%¨$ ¨%¨%$@ ¨&(&$@@!¨* que são estes tipos ...é inominável a senvergonhice deste $%#@&* ¨%$#(*¨ e seus cumpanhêrus tam,bém $#@R¨¨%$ e seus admiradores $#@!*&$% e "cheira rolas" !*&@#%$#@

Isso me arruina a paciência ...só parando de ler consigo me segurar.

Val disse...

...Ainda espero o dia em que o Brasil vai descer do muro!
Ateh entao, eu estou contigo, Aluizio, na vergonha de ter nascido no Brasil!

Alexandre, The Great disse...

A única dúvida que eu tenho é se todo petralha é também integrante das FARCs ou vice-versa; nada mais.

Orlando Tambosi disse...

Vamos reabilitar o napalm, Aluízio!