TRANSLATE/TRADUTOR

sábado, novembro 28, 2009

VEJA DESCOBRE QUEM É O 'MENINO DO MEP'

O QUE É ISSO, COMPANHEIRO?
Benjamin e Lula, em 1980, quando foi fichado: o "menino do MEP" seria João Batista dos Santos

Aqui a reportagem da revista Veja que foi às bancas neste sábado sobre o depoimento de César Benjamin (texto na íntegra) publicado no jornal Folha de São Paulo. Veja foi atrás e descobriu quem é o tal "menino do MEP" que segundo Benjamin teria sido assediado por Lula quando de sua estada de 30 dias na prisão. O título da reportagem é "Triste e abatido". Leiam:

A um mês da estréia de Lula, o Filho do Brasil, surge um depoimento que contrasta fortemente com o filme de contornos hagiográficos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na sexta-feira passada, o jornal Folha de S.Paulo publicou um artigo que deixou de olhos arregalados todos os que o leram.

Intitulado "Os filhos do Brasil", o texto é assinado por César Benjamin, um dos mais célebres militantes da esquerda brasileira. Entrou para o movimento estudantil ainda adolescente. Por sua militância política, ficou preso por cinco anos e foi expulso do Brasil em 1976.

Quando voltou, empenhou-se na fundação do PT, do qual se desfiliou em 1995. Em 2006, foi candidato a vice-presidente pelo PSOL. Hoje, está sem partido. Cesinha, como é conhecido, relata o que teria sido uma revelação devastadora feita por Lula a ele em 1994.

Na ocasião, o petista iniciava sua segunda campanha a presidente. Benjamin estava na equipe de marketing do candidato. Ele relata: "Lula puxou conversa: ‘Você esteve preso, não é, Cesinha?’ ‘Estive.’ ‘Quanto tempo?’ ‘Alguns anos...’, desconversei (raramente falo nesse assunto). Lula continuou: ‘Eu não aguentaria. Não vivo sem b...’. Para comprovar essa afirmação, passou a narrar com fluência como havia tentado subjugar outro preso nos trinta dias em que ficara detido. Chamava-o de ‘menino do MEP’, em referência a uma organização de esquerda que já deixou de existir. Ficara surpreso com a resistência do ‘menino’, que frustrara a investida com cotoveladas e socos".

Segundo Benjamin, o diálogo foi presenciado pelo publicitário Paulo de Tarso da Cunha Santos. O publicitário, cujos contratos com o governo federal montam a 300 milhões de reais, negou em nota lembrar-se do episódio.

Por liderar greves no ABC paulista, Lula passou 31 dias preso no Dops, em São Paulo, em 1980, com outros sindicalistas. VEJA ouviu cinco de seus ex-companheiros de cela. Nenhum deles forneceu qualquer elemento que confirme a história de Benjamin.

Eles se recordam, porém, de que havia na mesma cela um militante do Movimento de Emancipação do Proletariado (MEP). "Tinha um rapaz com a gente que se dizia do MEP. Tinha uns 30 anos, era magro, moreno claro. Eu não o conhecia do movimento sindical", diz José Cicote, ex-deputado federal. "Quem estava lá e não era muito do nosso grupo era um tal João", lembra Djalma Bom, ex-vice-prefeito de São Bernardo do Campo. "Eu me lembro do João: além de sindicalista, ele era do MEP mesmo", conta Expedito Soares, ex-diretor do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

O João em questão é João Batista dos Santos, ex-metalúrgico que morou e militou em São Bernardo. Há cerca de três anos, ganhou uma indenização da Comissão de Anistia e foi viver em Caraguatatuba, no Litoral Norte de São Paulo. Por meio do amigo Manoel Anísio Gomes, João declarou a VEJA: "Isso tudo é um mar de lama. Não vou falar com a imprensa. Quem fez a acusação que a comprove".

O Palácio do Planalto reagiu com indignação, qualificando o relato de Benjamin de "loucura". O chefe de gabinete de Lula, Gilberto Carvalho, disse que o artigo de César Benjamin era ato de um "psicopata". Carvalho afirmou também que Lula havia ficado "triste, abatido e sem entender" as razões que levaram o militante histórico a fazer um ataque tão destruidor contra sua honra. Da revista Veja

ATENÇÃO! Prezados leitores: solicito moderação no que tange a comentários. Os fatos falam por si só. Isto não quer dizer que vocês não possam opinar. Mas por favor evitem a vulgarização e palavras chulas. Agradeço a compreensão de vocês.

32 comentários:

Anônimo disse...

Aaaargh! Vou ali vomitar e volto....Como e que esse excremento humano chega a presidente de um pais?

Anônimo disse...

hello... hapi blogging... have a nice day! just visiting here....

Anônimo disse...

Oh, João! Você ganhou indenização e agora vai ficar calado, pô?

Essa é a hora de dar o troco e tornar mais verídico o filme do cara que queria queimar sua rosquinha!

Anônimo disse...

Nao sei, mas acho que o Cesinha nao inventou essa estorinha, nao. Esse comportamento cai bem pro jeito do Lula. Depois que ele deu entrevista na Play Boy,(eu acho ,1979- li em outro blogger esse informacao)disse que a primeira experiencia sexual foi com "uma cabra.."Que horror, pode esperar o que de um homem como ele?..

Alfemberg disse...

ALÉM DE CABRAS E MENINOS O BABALORIXÁ DE GARANHUNS É CHEGADO A FAZER COMENTARIOS HOMOFÓBICOS COMO AQUELE SOBRE O MAIOR PRODUTO DE EXPORTAÇÃO DE PELOTAS...,
SOBRE O PONTO "G" DE BUSH...
O FAMOSO "SIFU..."
INCLUSIVE CHEGA A BAIXEZA DE COMENTAR O GRAU DE CARINHOS NOTURNOS DA SUA ESPOSA EM PUBLICO!!!
REALMENTE O BABALORIXÁ DE GARANHUNS DEMONSTRA UM "ABERRATIO VULGARIS" IMPAR , ESTAMOS EM PLENA
APOTEOSE DA IMUNDICIE!

Unknown disse...

Eu tô começando a achar q é verdade…

Mujahdin Cucaracha disse...

O que se tem "de concreto" é uma suposta narração feita pelo Apedeuta ao narrador. O tal narrador nada ganha com a exposição do fato, assim, fica difícil taxá-lo de mentiroso com base no relato. Todos sabemos que "conde bêbado não tem dono". Sabedores, também, da tendência contumaz do Sapo Barbudo em mentiras, exponho a questão: Não seria mais uma mentirinha elaborada pelo subconsciente de Stalinácio para esconder algum "favorecimento" aos "cumpanhêrus' de cela?

Anônimo disse...

Quando não tem cabra vai cabra-da-peste mesmo!

Anônimo disse...

Tai, Sr Aluizio, o pastor dos pastores, era preguicoso, e dai, tinha ate preguica de munhecar, donde se conclui que....qualquer buraco, mesmo da fechadura servia para o guia...

Atha disse...

Para rezumir, esse é o tipo de omi que serve para ser chefe de um Sistema Nazi que nazeu naceu de padre podre borrombidos e Bedóbilos. Hoje se escondem em pedófilos e a pedofilia, corruptos e a corruption, mas de modo genérico, não mais referente a sexo, mas apenas por dezvio de dinheiro e o Babre Badre Padre segue sendo chamado de "Padrão" e Lula está nos padrões do sistema corrompido de nazenza nascença.

Deveria vir à tona, também os assaltos a Bancos e Carros Fortes de 1970 fortemente armados e o quebra quebra de Lojas, arrombamento de vitrines e roubando tudo que encontravam sob comando de Zé Dirceu, o Prezidente da UNE, deixando as lojas vazias devido à idéia de "contra os ricos e afavor do pobres".

Só que Lytos em Ritos e Ricos e Bobres Pobres, mas Lyto é Luto e Lyta é Luta e entrar na Lyta é entrar na Luta, isso é sexo hoje disfarsado e se refere ao que hoje é chamado genericamente de "Ética" em "Étnica" e "Etnia" sem especificar e explicar quem é a Ática Ética Estética Estática Estatibada em Estatizada.

Atha disse...

Esses Movimentos estão em todos os espaços em se discute questões politicas, fazendo o mesmo que os que hoje estão no poder, mais os que ainda querem chegar, fizeram em 1970 e o Battisti faz parte do esquema, assim como Dilma e combanheros, hoje todos Abuzo em fuzão no poder só fazendo confuzão.

Em Genebra, ativistas protestam contra a OMC. Manifestantes querem mudanças nas políticas da Organização Mundial de Comércio.

Nas ruas de Genebra, ativistas retomaram os protestos violentos que marcaram o movimento anti-globalização do início da década, quebrando vidraças de bancos, lojas de luxo e incendiando carros pelas ruas da cidade Suíca. Fortemente armada, a polícia utilizou gás lacrimogêneo em tentativas para evitar que os manifestantes chegassem até a sede da OMC.

Será que o MST da silva é que promove isso? Muito parecido. Na venezuela, Equador e Bolívia, o MST ensina invazão de propriedades.

Atha disse...

Ação responsabiliza 7 agentes do DOI pela morte de Fiel Filho. Ministério Público tenta punir civilmente acusados de crimes na ditadura.

A Justiça Federal recebeu ação civil pública contra sete ex-agentes do Destacamento de Operações de Informações (DOI), do 2º Exército, para responsabilizá-los pela morte do operário Manoel Fiel Filho. Ocorrida em 17 de janeiro de 1976, a morte do operário foi a terceira dentro do DOI durante uma onda de prisões que devastou o Partido Comunista Brasileiro (PCB) e provocou a remoção do general Ednardo D"Ávila Melo, então comandante do 2º Exército, e do comandante do DOI, tenente-coronel Audyr Santos Maciel.

A ação faz parte da tática do Ministério Público de driblar a Lei de Anistia tentando punir civilmente os acusados de crimes durante a ditadura militar (1964-1985). Anteontem, os procuradores entraram com ação contra o senador Romeu Tuma (PTB-SP) e o deputado federal Paulo Maluf (PP-SP).

Maluf foi prefeito de São Paulo de 1969 a 1971 e Tuma trabalhou no Departamento de Ordem Política e Social de São Paulo (Dops-SP) de 1966 a 1983. Nesses cargos, eles teriam contribuído para a estratégia do regime militar de encobrir as mortes sob tortura e sumir com os corpos de presos políticos. Maluf considerou a ação ridícula. Tuma não se manifestou.

Na decisão de ontem, a juíza Gisele Bueno da Cruz, da 11ª Vara Civil Federal de São Paulo, atende a um pedido do Ministério Público Federal. A procuradoria havia apresentado o pedido em março deste ano, mas ele havia sido rejeitado pela mesma 11ª Vara.

Os procuradores responsáveis pela ação recorreram e a 5ª Turma do 3º Tribunal Regional Federal (TRF) determinou que a apuração fosse feita. Ao receber o caso contra os agentes, a juíza mandou citá-los e escreveu que vai analisar as contestações dos acusados antes de decidir se concede a liminar determinando o afastamento de um deles de sua função. Trata-se do perito criminal Ernesto Eleutério, que ainda exerce suas atividades no Instituto de Criminalística.

Os agentes acusados pela procuradoria neste caso são dois delegados de polícia, dois soldados da Polícia Militar, um oficial da reserva da PM, um médico-legista e o perito criminal. Trabalhavam no DOI o então tenente da PM Tamoto Nakao e os soldados Alfredo Umeda e Antonio Nocete.

Tamoto era o chefe da equipe de plantão no dia em que Fiel Filho foi morto. Nocete e Umeda eram carcereiros. Everarde José era delegado de polícia e trabalhava na equipe de interrogatório.

BLOGUEIRO DO BEM disse...

ATENÇÃO BLOGUEIROS!

Por favor, repassem:

As Organizações Globo receberam "ordens" do Sr. Franklin "Goebbels" Martins, para não passarem nem de raspão pelo artigo do Sr. César Benjamin publicado na Folha em 27/11 e que ficou conhecido como o caso do "menino do MEP". Vamos pressionar os sites da Globo (G1) e de outros veículos de comunicação. Eles, os petralhas, estão com medo, com muito medo! A hora é agora, não deixem o assunto morrer, poderá haver desdobramentos mais escabrosos. Não desviem a atenção para o caso Arruda-DEM e nem para o caso Sato-Lurian, é tudo que eles querem. Lembrem-se do Collor, o impeachment só ocorreu por denúncias provenientes de sua própria "cozinha". Por favor, entre um post e outro, batam na mesma tecla. A denúncia é grave, tem que ser difundida para o exterior.

Anônimo disse...

O blogueiro do bem tem razao. O brasileiro tem memoria curta e "eles" vao tentar criar outro "caso" pra desviar a atencao. Esse excremento que preside o pais deveria ser posto pra fora. A hora e essa, cidadaos decentes do Brasil.

Anônimo disse...

Ninguém tira uma estória dessa da cabeça só para fazer os outros rirem! Todos estavam rindo porque, por mais rale que fosse a galera naquela mesa, é assim que se ouve uma estória desse naipe e conteúdo. Rindo,... de vergonha. E com umas e outras na cabeça, o ´´molusco`` achou que estava abafando.

Atha disse...

Aluizio,

"O Filho do Brazi" fica famozo a cada dia. Veja mais o que Veja descobriu sobre o Filho do Bispo Brabi Brazi.

Será que Genro é parente?

Marcelo Sato, casado com a filha mais velha de Lula, aparece em investigação da Polícia Federal conversando com empresário acusado de formação de quadrilha, estelionato e corrupção.

O marido da filha do presidente prestava serviços a uma quadrilha, ora acompanhando processos em órgãos federais, ora usando sua condição de "genro" para agendar reuniões dos suspeitos com autoridades do governo.

Agora, um genro do presidente aparece como protagonista de atos ilegais em uma investigação da Polícia Federal. O genro é Marcelo Sato, casado com Lurian, filha mais velha de Lula. Sato foi flagrado pelos policiais negociando o recebimento de 10 000 reais de um empresário ligado a uma quadrilha investigada por lavagem de dinheiro, operações cambiais clandestinas, ocultação de bens e tráfico de influência.

Equivaleria a um certificado de boa conduta se tudo o que esses parentes e meios-parentes de Lula tivessem obtido de benefícios próprios em sete anos de governo fossem os "dois pau" para Vavá e os 10 000 reais para Sato, que deveria repassá-los a Lurian, conforme as gravações da PF. Mas a questão não pode ser colocada em termos de valores absolutos. É grave o caso de Marcelo Sato, oficialmente empregado como assessor parlamentar.

Leia aqui, o diálogo que a PF captaou, mas ainda não decaptou:

http://veja.abril.com.br/021209/sera-que-genro-parente-p-076.shtml

Italo disse...

Comentarios: 23

PAGINA 1 de 5 Siguiente »


23 | bessy archuleta 28.11.2009 05:00pm
what's wrong with this m.f. qu'est ce pase avec toi cochon, que te pasa desgraciado cerdo. bueno tengo que escribirlo en tres lenguas para que esta rata entienda que no debe meterse en asuntos de mi pais. cabeza hueca terrorista comunista mal nacido tus opiniones sin fundamento son aterrizada ya sabes donde mal nacido. tu y tu gobierno que no sirve para nada solo para joder a un pueblo humilde. 22 | para LULO DA SILVA 28.11.2009 05:00pm
jajajajajajajajajajaj y mas jajajajajaja, que se cre ese bastardo ,no nesecitamos nada de brasil,ni siquiera los jugadores de soccer quetraen sirven,y no digamos los productos que fabrican,lo9 importante es que usa, esta con honduras.brasil vale mi vena mayor. 21 | NORMA DE ARGENTINA 28.11.2009 03:00pm
CREIA MÁS DEMOCRÁTICO A LULA. Entre los países del cono sur, después de URIBE y ALAN GARCÍA era el más allegado a los EE.UU. Resultó ser un discipulo de CHAVEZ tanto como CORREA, EVO, LOS KIRCHNER.Bachelet, a pesar de ser socialista, es más moderada.No importa, estos distribuidores de pobreza se quedarán solos. HONDUREÑOS ARRIBA!HA LLEGADO LA HORA DE MOSTRAR AL MUNDO VUESTRO CORAJE Y DIGNIDAD. 20 | Dr. James Padgett 28.11.2009 03:00pm
Es obvio que estos Brazilenos no pueden leer and no tienen mucha intelligencia. Es un buen idea para Honduras a comprar una programa de leer para Lula y sus ayudadores. 19 | Dr.James Padgett 28.11.2009 03:00pm
Lula está actuando tan grande y poderoso.. El necesita tener cuidado con su boca cuando habladno con los Estados Unidos. Los EE.UU. podrían destruir su ejército y el ejercito de Argentina en alrededor de 3 horas. Él es solamente un niño pequeno que quiere ser como su gran hermano Hugo Chávez. Él es un hombre muy poco. Mucha gente de los EE.UU. piensan que el muy pequeno después de ver cómo se está tratando con Honduras, que permite el uso ilegal de Zelaya a la embajada brasileña y ahora no honrar a las elecciones

Italo disse...

Comentarios: 23

PAGINA 2 de 5 « Anterior Siguiente »


18 | MARCOS LOPEZ 28.11.2009 02:40pm
HIPOCRECIA PURA.- Lula,(No digo Brasil)sabe que dio una metidota de pata internacional,al aceptar al "Comandante vaquero" en su Embajada,y ahora su actitud "serio-comica" Es para tratar de suavisar, entre "La idiotez y la Inteligencia" y envia carta a Obama,para tratar de "lavar" su actitud,y recuperar seriedad,pero esto le costara mucho a Lula en el ambito internacional y por ende a Brasil. 17 | YENNY 28.11.2009 02:40pm
SR LULA QUE MAL HA HECHO QUEDAR ABRASIL AL ESTAR APOLLANDO AUNA PERSONA QUE NI SI QUIERA TIENE DOMINO PROPIO QUE ES DIRIGIDO POR HUGO CHAVES POR FAVOR RESPETE LA DESICION DE EL PUEBLO DE HONDURAS QUE QUIERE VIVIR EN DEMOCRACIA Y LIBERTAD SIN YUGO DE APRENDICES A DICTADORES LOS HONDURENOS APRECIAMOS AL PUEBLO DE BRASIL PERO SU ACTUACION A DEJADO MUCHO QUE DESEAR . CONTROLE ASU HUESPED 16 | DEMOCRATICO 28.11.2009 02:40pm
Srs de El Heraldo el presidente Lula no es Chavista es un presidente cabal que no apoya unas elecciones fraudulenta como lo esta haciendo la mayoria de los paises democraticos.Entonces quiere decir que la Union Europea tanbien es Chavista?. No sean arrastrados y jalabolas de E.U y dejen de manipular la informacion, a los CABRONETTIS SE LES ACABA EL TIEMPO tic,tac,tic,tac,tic,tac 15 | Augusto de Brasil 28.11.2009 02:40pm
Lula es un amoral. Justo ahora viene a la luz su tentativa de estuprar un joven quando de su prisón de 30 dias en 1980. 14 | CASTELL 28.11.2009 02:40pm
ESTOY HARTA DE ESA CANTALETA DE ESTE VIEJO,TODOS LOS DIAS REPITE LO MISMO,Y LO MISMO,Y SABEN PORQUE?PORQUE,Y LES DUELE,EN EL ALMA,QUE UN PAIS TAN PEQUE~NO,LOS HAYA PARADO EN TREINTA,ESE ES EL PROBLEMA,ES INCREIBLE!!!LA INTRIGA DE ESTOS IZQUIERDISTAS,TODOS TIENEN QUE OPINAR COMO ELLOS,PUES NO, NOSOTROS DECIDIMOS VIVIR EN DEMOCRACIA,Y LULA QUE NO SE META CON NOSOTROS,ESTO ES UN INTERVENCIONISMO!!!

Anônimo disse...

Olá Aluizio!
Vou fugir um pouco do assunto deste post, mas é que eu acho importante a blogosfera tomar conhecimento do site criado pelo Ministério da Justiça sobre o marco regulatório da internet.
Aí vai o link:
http://culturadigital.br/marcocivil/
Abs
Sumy

Anônimo disse...

Lulla fez com o menino do mep o que tem feito com todos os brasileiros. A diferença é que o garotão se livrou do estuprador, a socos e cotoveladas. Com os brasileiros, o taradão barbudo - vulgo ex-rei da ética - não só mostra o pau. Ele parte prô créu.

Jurema Cappelletti disse...

Uma voz soturna do Palácio do Planalto, representada pelo chefe de gabinete de Lula, Gilberto Carvalho, diz que LULA teria ficado triste e abatido com o artigo de César Benjamin. No artigo, ele fala sobre a tentativa de Luís Inácio "enquadrar" um companheiro de cela - um rapaz magro e supostamente mais frágil - quando esteve preso durante trinta dias em 80.

O Lula conhecido pelo povo ficou deprimido com isso. Mas o verdadeiro Luís Inácio certamente não, porque não é esta sua reação a qualquer coisa que o incomode, mesmo as mais simples.

O Luís Inácio que joga papel no chão aos gritos com seus ’subalternos’, que reage furioso a qualquer erro de quem o serve, jamais ficaria triste ou abatido. Ficaria, sim, FURIOSO.

Vamos lembrar a reação de Luís Inácio no caso de Larry Rohte. O jornalista americano, correspondente do NYT no Brasil, que, em uma de suas reportagens, sugeriu que o presidente tem problemas com o álcool: "Um forte murro na mesa, uma seqüência de palavrões e a ordem expressa para expulsar do Brasil o jornalista americano Larry Rohter, correspondente do The New York Times no país. A reação emocional do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à reportagem publicada no dia 9 de maio." Revista Época 14/05/2004

Porém, o chefe de gabinete disse que Lula não vai processar Benjamin por seu artigo que considerou 'coisa de psicopata'. "Não vamos dar a mínima importância (ao episódio). Vamos nos sujar se fizermos isso. Quando a coisa é séria a gente reage. Quando não é ignoramos.

Mas o que seria mais ofensivo ? Falar sobre seu gosto exagerado por bebidas alcóolicas ou sobre a tentativa de estuprar outro prisioneiro ?

Existe uma enorme diferença entre o Lula que o povo conhece e o verdadeiro Luís Inácio .

Jurema Cappelletti disse...

/
Anonimo, entrei no site que voce indicou - http://culturadigital.br/marcocivilA princípio não vi nada de assustador. Mas nem é necessário, só o nome 'marco regulatório' já é excessivamente sinistro.

Dois blogs já foram censurados e obrigados a se 'calar' na semana passada(http://puteiro-nacional.blogspot.com/2009/11/viagra-para-manter-o-autoritarismo.html

NÓS NÃO PODEMOS ACEITAR ESSE TIPO DE COISA. E SÓ PODEMOS REAGIR UNIDOS.

Jurema Cappelletti

Atha disse...

Aluizio,

Espere mais um pouco, não empurre esse azzunto assunto prezzunto por prezzunção pro Bundo Fundo do Pozo Poço de Pensão que o da silva empoçô e se apossou, pois nem o Fim do Bundo Mundo Fundo prenunciado para 2012, mereceu tantos coments quanto esse do Lula, o Filho do Braz Braza.

Como se sabe, mas não se diz, tem muitos criminis escondidos e abafados que, se forem relatados, dezaba até o Sistema Borrombido em corrompido e agora Corruptos que na História, refere-se aos Abúz Abuzus Sebzuais Sexuais que deu orígem ao chamado Poder do Santo Padre.

Atha disse...

Afundação Zé Dirceu que é o Fundamento Afundamentado Afundado pros Fundos de Infernos Infermos, faz arrastão passando por um Viéz de Dezvio de Dez Vias e Dez Viados.

Lula disse do mensalão: "Quem deve que pague, doa a quem doer, a PF está apurando", mas o que pretendeu dizer foi: "dou a quem dou eu". O Názi Inazi Inázio da silva só faz boas Obras de caridade. Obras como essa está por todo o Território.

A União Nacional dos Estudantes (UNE) "aliada" do governo, fraudou convênios, forjou orçamentos e não prestou contas de recursos públicos recebidos nos últimos dois anos. A entidade chegou a apresentar documentos de uma empresa de segurança fantasma, com sede na Bahia, para conseguir aprovar um patrocínio para o encontro nacional em Brasília.

Dados do Ministério da Cultura revelam que pelo menos nove convênios celebrados com a UNE, totalizando R$ 2,9 milhões, estão em situação irregular - a organização estudantil toma dinheiro público, mas não diz nem quanto gastou nem como gastou. As informações são da edição deste domingo do jornal O Estado de S. Paulo.

O Estado analisou dois convênios com prazo de prestação de contas expirado no ministério: o Congresso Nacional da UNE, realizado em julho, em Brasília, e o projeto Sempre Jovem e Sexagenária, celebrado em 2008, que tinha como meta produzir - até 4 de junho - 10 mil livros e um documentário sobre a história estudantil secundarista. O presidente da entidade, Augusto Chagas, de 27 anos, promete devolver o dinheiro, se forem comprovadas irregularidades.

Apesar de o governo ter repassado R$ 826 mil para os projetos, a entidade, mesmo cobrada, não entrega extratos bancários e notas fiscais, nem cumpre a "execução dos objetivos", os livros e o documentário. Sobre os livros, uma cláusula do contrato diz que a UNE teria 60 dias para prestar contas, a partir de junho, ou restituir em 30 dias as verbas não usadas. Não fez nem uma coisa nem outra.

Atha disse...

A UNE forjou orçamentos para obter dinheiro para o encontro em Brasília. Em 16 de julho, o ministério liberou R$ 342 mil para o evento, que teve a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil). A entidade apresentou estimativa de gasto de R$ 70 mil com hospedagem, R$ 29 mil para segurança, R$ 26 mil em passagens aéreas, entre outros. O ministério cobrou três orçamentos.

Para explicar a despesa com segurança, a UNE entregou o orçamento de empresa fantasma, com sede em Salvador, a 1.400 quilômetros do evento. O outro orçamento também é de uma empresa baiana, que ocupa uma sala de 30 metros quadrados e não tem funcionários.

A empresa fantasma é a Patorg Segurança. Os documentos entregues pela UNE ao governo mostram que a empresa declarou à Receita Federal como endereço o sexto andar de um prédio na Avenida Estados Unidos, em Salvador. A reportagem esteve ali na quinta-feira. No local não há empresa de segurança. Os vizinhos desconhecem a Patorg. "Eu trabalho aqui há 19 anos e nunca teve esse tipo de empresa", disse o porteiro Valdir Alexandre dos Santos.

A UNE anexou um orçamento de R$ 36,4 mil da Patorg. Seu dono, Genovaldo Costa, é desconhecido no endereço, vive em Camaçari e não foi localizado.

A outra empresa, a MG Serviços de Limpeza e Portaria, ocupa uma sala num pequeno sobrado na Baixa dos Sapateiros. A UNE entregou um orçamento de R$ 32,2 mil da empresa, que não tem funcionário registrado, mas fez uma proposta de 280 seguranças, por R$ 115 a diária. O Estado foi três vezes ao endereço, mas não havia ninguém. Pelo celular, o dono, Marcos Guimarães dos Santos, disse que já prestou serviços à UNE, mas não deu detalhes.

Como a entidade não entrega a sua prestação de contas, ainda é um mistério a relação de quem foi contratado. Sabe-se, porém, que a UNE usou fantasmas para aprovar o convênio.

Os R$ 435 mil do Sempre Jovem e Sexagenária foram liberados em 5 de junho de 2008. A UNE apresentou orçamento de R$ 90 mil com pesquisa, R$ 50 mil para alimentação e hospedagem, e R$ 35 mil para imprimir o livro. O governo enviou ofício em 18 de junho passado lembrando que o convênio está encerrado e cobrou informações. Cinco meses depois, a UNE não deu satisfação.

Atha disse...

Dados do Ministério da Cultura revelam que pelo menos nove convênios celebrados com a UNE, totalizando R$ 2,9 milhões, estão em situação irregular - a organização estudantil toma dinheiro público, mas não diz nem quanto gastou nem como gastou. As informações são da edição deste domingo do jornal O Estado de S. Paulo.

O Estado analisou dois convênios com prazo de prestação de contas expirado no ministério: o Congresso Nacional da UNE, realizado em julho, em Brasília, e o projeto Sempre Jovem e Sexagenária, celebrado em 2008, que tinha como meta produzir - até 4 de junho - 10 mil livros e um documentário sobre a história estudantil secundarista. O presidente da entidade, Augusto Chagas, de 27 anos, promete devolver o dinheiro, se forem comprovadas irregularidades.

Apesar de o governo ter repassado R$ 826 mil para os projetos, a entidade, mesmo cobrada, não entrega extratos bancários e notas fiscais, nem cumpre a "execução dos objetivos", os livros e o documentário. Sobre os livros, uma cláusula do contrato diz que a UNE teria 60 dias para prestar contas, a partir de junho, ou restituir em 30 dias as verbas não usadas. Não fez nem uma coisa nem outra.

A UNE forjou orçamentos para obter dinheiro para o encontro em Brasília. Em 16 de julho, o ministério liberou R$ 342 mil para o evento, que teve a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil). A entidade apresentou estimativa de gasto de R$ 70 mil com hospedagem, R$ 29 mil para segurança, R$ 26 mil em passagens aéreas, entre outros. O ministério cobrou três orçamentos.

Para explicar a despesa com segurança, a UNE entregou o orçamento de empresa fantasma, com sede em Salvador, a 1.400 quilômetros do evento. O outro orçamento também é de uma empresa baiana, que ocupa uma sala de 30 metros quadrados e não tem funcionários.

A empresa fantasma é a Patorg Segurança. Os documentos entregues pela UNE ao governo mostram que a empresa declarou à Receita Federal como endereço o sexto andar de um prédio na Avenida Estados Unidos, em Salvador. A reportagem esteve ali na quinta-feira. No local não há empresa de segurança. Os vizinhos desconhecem a Patorg. "Eu trabalho aqui há 19 anos e nunca teve esse tipo de empresa", disse o porteiro Valdir Alexandre dos Santos.

A UNE anexou um orçamento de R$ 36,4 mil da Patorg. Seu dono, Genovaldo Costa, é desconhecido no endereço, vive em Camaçari e não foi localizado.

A outra empresa, a MG Serviços de Limpeza e Portaria, ocupa uma sala num pequeno sobrado na Baixa dos Sapateiros. A UNE entregou um orçamento de R$ 32,2 mil da empresa, que não tem funcionário registrado, mas fez uma proposta de 280 seguranças, por R$ 115 a diária. O Estado foi três vezes ao endereço, mas não havia ninguém. Pelo celular, o dono, Marcos Guimarães dos Santos, disse que já prestou serviços à UNE, mas não deu detalhes.

Como a entidade não entrega a sua prestação de contas, ainda é um mistério a relação de quem foi contratado. Sabe-se, porém, que a UNE usou fantasmas para aprovar o convênio.

Os R$ 435 mil do Sempre Jovem e Sexagenária foram liberados em 5 de junho de 2008. A UNE apresentou orçamento de R$ 90 mil com pesquisa, R$ 50 mil para alimentação e hospedagem, e R$ 35 mil para imprimir o livro. O governo enviou ofício em 18 de junho passado lembrando que o convênio está encerrado e cobrou informações. Cinco meses depois, a UNE não deu satisfação.

Anônimo disse...

Gozado! Parece que um escândalo atrai o outro.
Basta estourar os escândalos da prisão do Lula, do avião da FAB e da visita do presidente do Irã, que agora surge o escãndalo do mensalão de Brasília.
Que coincidência!

Anônimo disse...

Não sei não. Mas alguns dos comentários postados parecem ser de ciumentos. Dá a impressão que queriam estar no lugar do Menino do MEP com o Lula lá na cadeia.
É brincadeira. Quanta hipocresia. É por estas e outras que o "cara" se elegeu... se reelegeu... e vai eleger a guerrilheira. Uma oposição (pefelistas e tucanos)totalmente desmoralizada. Alguns intelectuais acham que o povo é todo idiota. Coisa da esquerda escocesa. Vivem a fazer crítica ao governo bebendo uísque. Todos viúvas do sociólogo. Acordem. O mundo depois da Internet é outro. Não tem mais espaço para "contadores de histórias". Viva a Internet, com Twitter, blogs, Facebook, Orkut, MSN,...

Claudia disse...

Engraçado como coincidentemente o Sr Benjamim teve essa lembrança proximo ao lançamento do filme, e quase em ano de eleição.
Desçam os degrais dos seus palacios protejidos por seguranças, pergunte ao povo o que acham de Lula. Afinal o Brasil é feito do povo, esses que ganham em sua maioria salario minimo,não da clase pseudo-intelectual que se diz politizada, mas que quando detem o poder, pouco ou nada fazem por aqueles que fazem o Brasil funcionar.
Como disse João "Quem fez a acusação que a comprove" ...
E deixa que falem...
Por enquanto existem diaristas formando 3 filhas na faculdade, duas delas com bolsa pelo Prouni e uma pela Usp!

Anônimo disse...

Acho que é verdade. Ato comum em presídios. Semana passada vi uma foto do ex presidente com uma pessoa... Seria efeito da bebida?

Bernardino disse...

Lula sempre foi canalha.

Unknown disse...

Será mais um que vai morrer pelas mamã dos petistas. Vejam quantas pessoas foram mortas!