TRANSLATE/TRADUTOR

domingo, junho 24, 2012

NOVO PRESIDENTE DO PARAGUAI AFIRMA QUE RESPEITARÁ OS CONTRATOS RELATIVOS À USINA BINACIONAL ITAIPU

O novo presidente do Paraguai, Federico Franco, falou à imprensa neste sábado, na sede do governo paraguaio, um dia depois de assumir o posto devido ao impeachment de Fernando Lugo. Ele revelou a intenção de se aproximar das nações vizinhas para que seu governo seja reconhecido. Sobre o Brasil especificamente, prometeu respeitar os contratos relativos à usina hidrelétrica binacional de Itaipu e tratamento preferenciais aos brasileiros que vivem no Paraguai.
"A monumental Itaipu é a mostra mais clara de amizada entre nossos povos. Vamos cumprir todos os compromissos internacionais. Assumiremos dúvidas e trataremos de ainda mais os laços de união entre os povos latino-americanos, em particular entre Brasil e Paraguai", disse. E emendou, sobre a questão dos brasileiros que vivem na nação vizinha. "Paraguai e Brasil devem ter uma relação harmônica. Os cidadãos brasileiros radicados no país, como sempre, terão trato preferencial", disse. Questionado sobre a possibilidade de o Brasil aplicar sanções comerciais ao Paraguai, Franco mostrou tranquilidade. "Não há por que forçar uma situação. Os mais afetados seriam os próprios empresários brasileiros."
O novo mandatário incumbiu seu novo ministro de Relações Exteriores, José José Félix Fernández Estigarribia, de fazer contato com as nações da região para explicar a situação do país. "Ele mostrará não apenas com palavras, mas também com fatos, nossa vocação democrática a favor do respeito ao estado de direito e à liberdade", disse Franco. Ele prometeu anunciar nomes que irão compor seu gabinete na próxima segunda-feira. Leia MAIS

Nenhum comentário: