TRANSLATE/TRADUTOR

sábado, agosto 04, 2012

PT TENTA MAIS UMA VEZ CENSURAR A IMPRENSA. QUER PROIBIR USO DA PALAVRA "MENSALÃO"

Advogados do PT querem proibir a imprensa de usar a palavra "mensalão". Em reunião nesta sexta-feira, 3, em São Paulo, cerca de 30 advogados decidiram que tomarão "providências jurídicas", para que seja utilizada a designação "Ação Penal 470", quando se referir ao suposto pagamento de propina a parlamentares em troca de apoio político ao governo Lula.
O coordenador jurídico do PT, Marco Aurélio de Carvalho, disse que a palavra "mensalão" exprime juízo de valor pejorativo. Sua principal queixa é contra o uso feito pela TV Globo e pela Globo News, "que muitas vezes escrevem a palavra até em negrito". E completa: "Uma concessão pública não deveria divulgar teses, apenas informações para o público".
A preocupação é com a repercussão do julgamento nas eleições. Primeiro tentarão resolver a situação com a mídia. Se não funcionar, entrarão na Justiça. Do site do jornal O Estado de São Paulo

MEU COMENTÁRIO: A liberdade de expressão está consagrada pela Constituição brasileira. O designativo mensalão não tem qualquer sentido pejorativo, porquanto é um neologismo que já foi incorporado na própria crônica política. Se é o emblema do maior escândalo já ocorrido na história da República segundo denúncia do Procurador Geral da República amplamente divulgada pela própria TV Justiça, é problema de quem o praticou.
Fosse assim o PSDB teria que entrar também na justiça para banir outro termo que o PT gosta muito de verberar em seus discursos, que é "privataria", para enxovalhar justamente aquela que foi, depois do Plano Real, a mais importante medida tomada pelo governo de Fernando Henrique Cardoso, que abriu o mercado para a telefonia. Se não fosse FHC estaríamos hoje em filas de espera para obter uma linha de telefone celular.
Aqui no meu blog o termo "mensalão", continuará ser utilizado sempre já que não é uma palavra chula, mas de uso corrente no noticiário político desde que a turma do PT decidiu meter a mão no jarro.
É, portanto, completamente improcedente, do ponto de vista jurídico, mais essa tentativa do PT de censurar a imprensa.

2 comentários:

Atha disse...

"mensalão" exprime juízo de valor pejorativo. Em assim sendo, para não bejorar pejojoras Biorar Piorar, foi feito um Bontrato Gontrato Contrato Constrato Contraste Contrastante com o chamado Balério em Valério pra dar Valor Bobitibo Bozitivo Positivo ao BenSalon ou AbiSalon Absalão e foi dançar no Salão e na Bala Sala Sara.

Não se falou do Babri Badri Padri Badril Buadril Quadril que dizem ser uma Guadrilia Quadrilha de Bubaça da Fumaça.

JACUTINGA disse...

Créuremildo , o otimista, começou o domingo em êxtase !! Tantas boas notícias nos últimos tempos ! Descobriu-se, de repente, quase "crasse" média (faltam só trezentinhos para chegar lá e, mais umas bolsinhas miséria e...)! O Botafogo ganhou de virada , não vai mais ser roubado (e pode ser até campeão) ! O inss vai devolver o que afanou nos últimos anos lá por 2015 e, quem sabe, isso não ajuda a comprar um iatinho ou um cavalinho e eu ganho uma medalha de bronze nas Olimpíadas do Rio ? Iatismo e hipismo são esportes da "crasse" média, gente! Tio Lula tá quase bom e já está quase falando direito na dublagem. E,agora isso ! Leu naquela revista que só publica verdades petistas verídicas e verdadeiras (Carta Capintal né ?) pendurada na banca da esquina, que os "adevogados" do PT iam acabar com o MENSALÃO ! Resolveu comemorar no melhor estilo. Recortou de um jornal fotos da Menicucci, Ideli e Guadanin, entrou no cospe grosso da esquina, pediu um copo de tubaina, foi para o banheiro e, praticando a covardia (5 contra 1) exclamou, todo feliz: “Isto é que é vida, gente ! Mulheres, sexo e champanhe !!!