TRANSLATE/TRADUTOR

quinta-feira, setembro 13, 2012

MILHARES DE ARGENTINOS PROTESTAM CONTRA MANOBRA DE KIRCHNER PARA SE TORNAR DITADORA

Milhares de pessoas se concentraram em frente à Casa Rosada. Clique sobre a foto para vê-la ampliada. (Foto: Diário Catarinense)
Milhares de manifestantes mobilizados nas redes sociais protestaram na noite desta quinta-feira em cidades da Argentina contra um projeto de intelectuais do governo por uma nova reeleição presidencial, constatou a AFP.

"Não à Re-Reeleição", indicavam alguns cartazes exibidos pelas pessoas que se mobilizaram em Buenos Aires.

Outros atos parecidos foram realizados nas cidades de Rosário, 300 Km ao norte, e de Córdoba, 700 km a noroeste.

Kirchner assumiu o governo pela primeira vez em 2007 e foi reeleita em 2011 para um segundo mandato de quatro anos, mas a Constituição reformada em 1994 impede um terceiro mandato.

O governo precisaria de maioria de dois terços dos deputados e senadores para reformar novamente a Constituição, apoio que o governo atualmente não tem no Congresso.

Alguns manifestantes batiam panelas, forma de protesto tradicional da classe média argentina, que também exigiram o fim da medida cambial que impede a compra de dólares e mais segurança, diante do aumento dos assaltos à mão armada em Buenos Aires e na periferia.

A iniciativa de uma nova reeleição é impulsionada pelo movimento de intelectuais kirchneristas Carta Aberta, mas a mandatária não disse nada a respeito e seus ministros e líderes parlamentares governistas também não se pronunciaram a favor.

Em outubro de 2013, a dois anos do fim do mandato, serão realizadas eleições de renovação da metade dos deputados e de um terço do Senado. Do portal da RBS/Diário Catarinense

3 comentários:

Anônimo disse...

Primavera na América do Sul?

Víctor Rogério disse...

Que notícia fenomenal!!!
Os cidadão dizem, em alto e bom som: não, vocês não podem. E não podem por que estamos aqui. (R.A.)
Essa sim é a real primavera - pois essa luta é, acima de tudo, pela democracia (na vertente da oxigenação do parlamento, da não eternização no trono).
A população argentina espelha o movimento que está a ocorrer na Venezuela.
Ambas (populações) buscam mais liberdade.
Mais cidadania.
Mais democracia em sua concepção real.
Estão, pois, de parabéns.
(Pelo direito de dizer não, já que nas ditaduras também podemos dizer 'sim'.)

Atha disse...

Não é ao Acabo Acazo, que Baba Baza Gaza é Caza e Caça Robada Rozada Rossada, ou seja, Caza Robada mudada pra Roupa Roubada.