TRANSLATE/TRADUTOR

segunda-feira, novembro 05, 2012

MÉDICO RATIFICA QUE CÂNCER DE CHÁVEZ VOLTOU E CAUDILHO RECEBE CICLOS DE QUIMIOTERAPIA INTERCALADOS COM DOIS DIAS DE DESCANSO.

Clique sobre a imagem para vê-la ampliada
O médico José Rafael Marquina
O médico venezuelano José Rafael Marquina, que trabalha nos Estados Unidos, em Naples, no Sul da Florida, voltou a comentar sobre o câncer de Hugo Chávez nesta segunda-feira em sua conta no Twitter, ratificando as revelações feitas neste domingo à noite pelo microblog e noticiadas aqui neste blog com exclusividade.

- Ratifico a informação de que está (Chávez) recebendo ciclos de quimioterapia, com dois dias de descanso - afirma o médico. Acrescenta que o tratamento não impede que o caudilho apareça por alguns minutos sentado na frente de uma câmera de televisão.

O fato de ter reaparecido na televisão um pouco menos inchado e com perda de peso, segundo indica o médico, faz parte do quadro canceroso. "A enfermidade continua", alerta José Marquina, que se transformou o único médico que dá informações sobre o estado de saúde de Chávez, já que o governo até hoje não expediu um só boletim médico. 

- É evidente que se vê transformações em sua aparência física, pois a doença continua - afirma Marquina.

Em inúmeras oportunidades Hugo Chávez já afirmou disse curado, mas o fato de ter voltado a receber potentes doses de quimioterapia, que é um tratamento radical, indica que o câncer recrudesceu.

Caso a situação da saúde de Chávez se agrave a ponto de impedí-lo dos afazeres de Chefe de Estado, os venezuelanos provavelmente terão um nova eleição presidencial em 2013, de acordo com o que preconiza a Constituição que o próprio Chávez aprovou pela Assembléia Nacional sobre a qual tem total e absoluto controle.

Assim, o assunto da doença de Chávez continua polarizando a atenção de todos os venezuelanos. Atualmente Chávez se concentra na campanha de eleitoral para os governos estaduais e na implantação dos denominados "conselhos comunais", cópia do sistema cubano que sepultará os últimos resquícios de democracia que permanecem de pé na Venezuela.

Logrado este objetivo, todas as eleições se transformarão em pantomimas, um jogo de cartas marcadas, como existe há meio século em Cuba.

Um comentário:

Atha disse...

Tarso Genro da Sobra Sogra foi se despedir de Chavez em Cuba.

Tarso Genro se reúne com integrantes do Partido Comunista antes de se despedir de Cuba.
Após encontro, governador embarcou para Paris.

Militante do Partido Revolucionário Comunista na juventude, o governador Tarso Genro reencontrou suas origens nos quatro dias em que esteve em Cuba.

Na segunda-feira, antes de embarcar para Paris, onde será recebido hoje pelo presidente francês François Hollande, esteve na sede do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba, em frente à Praça da Revolução.

Foi recebido pelo vice-chefe Jorge Arías, um bigodudo com aparência de personagem de filme sobre a Guerra Fria.

A preocupação com a segurança, aliás, lembra os tempos da Guerra Fria. Há soldados por todos os lados e não se chega à esquina das ruas Boyeros y Tulipán, sede do Partido Comunista, sem que os passaportes dos ocupantes do táxi sejam conferidos minuciosamente para se certificar de que os estrangeiros estão com o visto em dia. Na sede do CCPCC, até o equipamento do fotógrafo do governador foi submetido a uma revista de cerca de 10 minutos.

Depois de uma hora, a porta da sala de reuniões se abriu para que fossem feitas imagens do encontro. O homem do bigode preto estava falando da crise econômica na Europa e da crise da esquerda. Ele e Tarso lamentavam a situação. O governador se despediu reafirmando a importância das relações entre o Rio Grande do Sul e Cuba, pela complementariedade das suas economias: As relações bilaterais têm de ser proveitosas para os dois lados.

Neste momento, o Rio Grande do Sul tem mais a dar do que a receber. A linha de crédito de R$ 40 milhões criada pelo Badesul para financiar as exportações de produtos gaúchos é um caminho para estimular as vendas para Cuba. Comércio é uzado pra disfarse.