TRANSLATE/TRADUTOR

sexta-feira, novembro 02, 2012

O CORONELISMO VERMELHO DO PT

Transcrevo a parte inicial de matéria da revista Veja que foi às bancas nesta sexta-feira e que está publicada no excelente blog do jornalista, também de Veja, Ricardo Setti, com link ao final para leitura completa. Faz um inventário resumido da eleição nas grandes capitais, a começar por São Paulo, onde o PT arranjou uma cara nova, enquanto o método de ação petista é o mesmo, ou seja, uma forma de fazer política que faria inveja ao coronelismo que imperou absoluto pelo menos até o século XX. Já o Brasil do século XXI sob o governo do PT fez meia volta e voltou ao passado não apenas no modo de fazer política. O PT continua alimentando a ideia de transformar o Brasil num arremedo da China comunista.
A reportagem está muito boa e é assinada pelo jornalista Otávio Cabral e a foto é de Veja com um tratamento especial. Leiam: 

O PT foi protagonista dos dois principais eventos políticos deste ano, o julgamento do mensalão e as eleições municipais.

O fato de ter se saído mal no primeiro e bem no segundo levou alguns de seus próceres a uma conclusão equivocada.

No Supremo Tribunal Federal, o partido criado por Luiz Inácio Lula da Silva foi flagrantemente derrotado. Líderes históricos, como José Dirceu e José Genoino, e nomes estratégicos, como o ex-tesoureiro Delúbio Soares – todos condenados por corrupção e formação de quadrilha -, agora preparam o enxoval com que seguirão para a cadeia.

Já nas urnas, o resultado foi outro. O PT elegeu 626 prefeitos no primeiro turno — 14% a mais do que em 2008. E, neste domingo, coroou seu desempenho com a vitória de Fernando Haddad em São Paulo. Com os dois dados nas mãos, Lula apressou-se em concluir que o julgamento do mensalão não atrapalhou o PT. “O povo sabe discernir, sabe o que é um julgamento e o que é uma votação”, declarou. Trata-se de uma meia verdade.

Frescor de pão amanhecido
Para conseguir manter seu crescimento e reduzir os danos do mensalão, o PT investiu em candidatos novos, sem relação com o escândalo – como em São Paulo. Já nos lugares em que insistiu em apostar em velhos nomes ligados aos mensaleiros, o desastre foi inevitável – caso do Recife e de Belo Horizonte.

Dos dezessete candidatos próprios que lançou nas capitais, nove nunca haviam disputado uma eleição para o Executivo. Essa “renovação”, no entanto, tem o frescor de um pãozinho amanhecido. Se os nomes que o PT apresenta ao público são novos, os métodos que ele segue permanecem os mesmos.

Nestas eleições, a face pública do modus operandi da sigla incluiu a contratação de marqueteiros estrelados – como João Santana, responsável pelas últimas campanhas presidenciais -, o uso intensivo da imagem de Lula e Dilma Rousseff (ela bem mais comedida do que ele) e a utilização explícita da máquina do governo para a conquista de apoio.

Em São Paulo, a ex-prefeita Marta Suplicy só se dispôs a apoiar seu colega de partido depois de receber o Ministério da Cultura. O mesmo se deu com Gabriel Chalita (PMDB). Quarto colocado no primeiro turno, exigiu (e levou) o compromisso de indicar o futuro secretário da Educação na cidade como condição para apoiar Haddad.

Mas só isso não explica o fato de o PT ser o único partido que cresce sem parar desde a sua criação. “O PT é o partido político mais bem organizado do Brasil. Está em todas as cidades, investe na formação de novos quadros e tem uma proposta clara de poder”, diz o historiador Marco Antonio Villa.

Além disso, ele avança porque:
- Tem estratégia: embora abrigue disputas internas, seu centralismo leninista impõe uma ação externa unitária.

- Recorre sem pudor ao aparelhamento: o uso de cargos e programas do governo federal para beneficiar petistas e aliados garante poder aos seus mandatários e votos aos seus candidatos.

- Conta com apoios setoriais: o governo Lula tentou agradar a todos os públicos. Bancos e empreiteiras foram agraciados com benefícios e se tornaram os maiores doadores de recursos ao partido. Movimentos sociais e ONGs passaram a dominar setores do governo. E os mais pobres ganharam com os programas sociais. Resultado: Dilma herdou um governo em que as principais classes organizadas estão com o PT.

- Seus adversários ajudam: a oposição, em termos de estratégia, segue na direção contrária do PT – é mal estruturada, desunida e desorganizada. Desde o início do julgamento do mensalão, parlamentares oposicionistas praticamente ignoraram a tribuna do Congresso como trincheira de ataque ao PT.
O sucesso de Haddad inspirou o PT a seguir o modelo da renovação de nomes nas próximas eleições. Políticos jovens como Alexandre Padiha e Lindbergh Farias estão sendo preparados para a disputa a governador. Do blog de Ricardo Setti =--> Leia MAIS

7 comentários:

Atha disse...

Conheça a CORRUPTECA - Biblioteca Internacional de Corrupção USP em

http://nupps.usp.br/corrupteca/?timeline=mensal%C3%A3o

Atha disse...

FOLHA - Polícia investiga usuários que anunciam toque de recolher em redes sociais e Guerra ao Poder Público.

A Polícia Civil investiga um grupo de usuários que anunciou um toque de recolher na cidade de São Paulo pelo Facebook. Esses boatos têm sido recorrentes nas redes sociais.

Desta vez, a mensagem, divulgada em nome da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital), recomenda que os moradores da cidade não saiam de casa a partir das 20h.

O alerta afirma que os membros da facção iniciaram uma guerra contra o poder público. A mensagem foi compartilhada centenas de vezes por outros usuários da rede social. Um deles exibe fotos de armas e de apologia ao crime e uso de drogas.

Em outra foto, aparece o ex-policial militar Cabo Bruno, morto a tiros no dia 28 de setembro após ficar 27 anos preso sob a acusação de ter matado ao menos 50 pessoas. O jovem comenta: "POLICIAL BOM É POCIAL MORTO. ta queeeeeimando no inferno agora."

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública informa que não há toque de recolher na capital [paulista] nem na Grande São Paulo. A Polícia Militar também nega a ameaça aos moradores e pede para que as vítimas desses "boatos", denunciem pelo telefone 190.

Atha disse...

Petistas pediram dinheiro a Valério para calar empresário do caso Celso Daniel, diz revista.

O ministro Joaquim Barbosa, relator do processo do mensalão, não deve apoiar com facilidade propostas de delação premiada de Marcos Valério. Ele já disse, em seus votos e a interlocutores, que o publicitário blefa, se contradiz e revela apenas meias verdades nas tentativas que fez de envolver outras pessoas --como Lula-- no caso para tentar se livrar da prisão.

Barbosa disse aos mesmos interlocutores, nas últimas semanas, que até acredita que Valério tenha informações relevantes. Mas desconfia do fato de ameaçar trazê-las a público num momento crucial do julgamento. Só apoiaria livrar o réu da prisão em troca de informações se ele apresentasse provas "cabais" do que diz.

O ministro está agora na Alemanha e não se manifestou sobre o novo depoimento que Valério deu ao Ministério Público. Marcelo Leonardo, advogado de Valério, diz que não tem "nada a declarar".

Não há quem consegue pegá o Lula no Pé esquerdo, recebe protecion até do Rui Barboza, quanto mais do Jaoquim.

Atha disse...

Quem desses tem coragem de fazer o que fez o grego? PT, nem pensá só compensá com recompensa. Para e pensa como o PT dos operários ficou milionário.

Ex-ministro grego se mata após ser listado como criminoso fiscal. Aqui se fala Evazão de Divizas ou Inbabion das Dibibas e o Divizor comun comunga.

O advogado Leonidas Tzanis, ex-ministro do governo grego, cometeu suicídio na garagem de sua casa, na cidade de Volos, em outubro, pela humilhação de ter seu nome incluído numa lista de supostos fraudadores de impostos. A causa do suicídio foi informada por amigos e familiares de Tzanis.

Na Grécia, há um sério problema com a evasão fiscal. Muitos gregos estão revoltados com a ausência de esforços do governo para combater as fraudes nos impostos, a quem atribuem boa parte da responsabilidade pela crise econômica que o país atravessa atualmente.

A lista que continha o nome de Tzanis citava outros 35 políticos, de governos passados e também do atual, que estavam supostamente sendo investigados por crimes fiscais.

Anônimo disse...

COMO CURAR LAVAGEM CEREBRAL ESQUERDISTA

Leiam. Traduzam. Divulguem. Usem. Pegue um petista fanatico e use a tecnica. Veja se funciona.


http://blogs.telegraph.co.uk/news/edwest/100064191/sorry-to-break-the-bad-news-but-anti-racism-is-actually-racist/

Anônimo disse...

Engraçado! ninguém fala das coincidências!!!
Ora, sempre antes das eleições, o PCC ataca!!!
O Pcc está ligado a um partido que quer dominar o estado de São Paulo!!!
Outra dica: Esse partido está ligado as FARCS!!!
Qual será, heim?

Atha disse...

ZERO HORA - Polícia procura por quadrilhas que atuam na região onde coronel do Exército foi assassinado na Capital.

O delegado Luís Fernando Martins Oliveira, titular da 14ª Delegacia de Polícia Civil, ouviu uma das filhas do coronel reformado do Exército Julio Miguel Molinas Dias, 78 anos, assassinado quando chegava em casa às 21h de quinta-feira, no bairro Chácara das Pedras, em Porto Alegre. Até a manhã de domingo, o policial deve ouvir a outra.

Relacionado:

O atentado ao Riocentro ocorreu por volta das 21h de 30 de abril de 1981, durante show comemorativo ao Dia do Trabalhador. Um explosivo acabou detonando dentro de um Puma, onde estavam o sargento Guilherme do Rosário, que morreu, e o capitão Wilson Machado, que sobreviveu com graves ferimentos.

Militares de direita, descontentes com a abertura política iniciada pelo general João Figueiredo (1979-1985), cometeram o malogrado atentado no Riocentro. Queriam culpar grupos de esquerda, para causar um retrocesso no regime. No entanto, houve uma trapalhada, a bomba explodiu no colo do sargento Rosário.

Reprize - FOLHA - Polícia investiga usuários que anunciam toque de recolher em redes sociais e Guerra ao Poder Público.

A Polícia Civil investiga um grupo de usuários que anunciou um toque de recolher na cidade de São Paulo pelo Facebook. Esses boatos têm sido recorrentes nas redes sociais.

Desta vez, a mensagem, divulgada em nome da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital), recomenda que os moradores da cidade não saiam de casa a partir das 20h.

Acompanhem o dezemrolar.