TRANSLATE/TRADUTOR

sexta-feira, janeiro 11, 2013

PROTESTOS DOS ESTUDANTES CONTRA GOLPE DE ESTADO CHAVISTA SE ESPALHAM NA VENEZUELA


Clique AQUI para ver mais fotos
Pelo segundo dia, estudantes universitários se mobilizam em rechaço ao golpe de Estado chavista. O protesto, segundo esta matéria do site do canal de notícias Globovisión, o protesto estudantil parece se alastrar como um rastilho de pólvora e alcança vários Estados venezuelanos: Monagas, Aragua, Maturín, Maracay, região de Caracas, dentre outros centros universitários que estão aderindo aos protestos.

Não temos medo e vamos seguir na rua. Nos declaramos em resistência nacional", assegurou um dos jovens protestadores vestido com as cores da Venezuela.

Transcrevo no original em espanhol a matéria do canal Globovisión. Acima na legenda da foto há o link para ver mais fotos no Flickr. Leiam:

EN ESPAÑOL - Por segundo día, estudiantes universitarios se movilizan en rechazo a la sentencia del Tribunal Supremo de Justicia (TSJ) que permitirá al presidente Hugo Chávez, convaleciente en Cuba, tomar posesión del mandato 2013-2019  cuando mejore su salud.

En los estados Monagas y Aragua, los jóvenes se movilizaron para exigir "respeto a la Constitución". En Maturín, los universitarios denunciaron una violación a la Carta Magna y aseguraron que se mantedrán en las calles para denunciar la situación institucional del país.

"No tenemos miedo y vamos a seguior en la calle. Nos declaramos en resistencia nacional", aseguró un joven ataviado con el tricolor nacional.

En Maracay, el estudiantado hizo un llamado a la ciudadanía a protestar contra la sentencia de la Sala Constitucional. "Estamos haciendo una protesta cívica pacífica, llamando a los venezolanos a que se incorporen a esta protesta", afirmó Martín López Ríos.

En Caracas, estudiantes de la Universidad Católica Andrés Bello (UCAB) se concentraron desde tempranas horas a las puertas de la casa de estudios para trasladarse a varios puntos de Caracas, entre ellos dos ministerios, a fin de mostrar su rechazo a la situación actual del país. Do site da Globovisión

8 comentários:

Anônimo disse...

Murió Hugo Chávez pero demorarán la noticia
Por UnoAmerica

Politica En fuentes diplomáticas directamente vinculadas con la política latinoamericana, se informó que el dictador venezolano Hugo Chávez murió anteayer en La Habana pero que la noticia oficial sólo será reconocida dentro de un plazo determinado por la compleja situación interna del país. A ello responde la insistente convocatoria a la unidad formulada desde hace unas horas por el derrotado candidato opositor Hernán Capriles, quien posee un gran caudal electoral que obviamente puso en juego.

http://unoamerica.org/unoPAG/noticia.php?id=1431

Anônimo disse...

Pobres garotos....o que se pode esperar são cenas da Praça da Paz Celestial. Ou alguém acredita que esses caras tem algum escrupulo ou senso de humanidade? Os que tiveram estão sendo achincalhados por uma tal comissão da verdade...vê se o Fidel larga o osso? Ele nunca vai passar por isso.

Anônimo disse...

Alguem deveria propagar a noticia de que Chavez está morto. Deve_se afirmar isso como a
mais pura verdade. Se os chavistas quiserem desmentir então que provem que ele està vivo, mas com provas concretas, de preferencia deixando alguem da oposição verificar pessoalmente indo a Cuba. Se os golpistas se negarem a permitir isso deverá ser considerado como prova de que o caudilho já se encontra morto ou está em estado terminal. Se pudéssemos passar essa idéia aos oposicionistas ou mesmo a esses estudantes que estão se manifestando...

Anônimo disse...

Se Chavez faleceu ou não pouco importa: doravante esse deus está fora de combate, no maximo se sobreviver emitir sussuros, minha previsão é de termos oficialmente instalada em breve a nossa Latina "Siria".
Maduro, está muito "verde" para poder encarar o as querelas país afora, leva jeito se ser sem jeito, ainda agora que os estudantes universitarios do país resolveram se insurgir, a coisa tá feia e brigar com universitarios quando se revoltam é um processo muito complicado de imprevisiveis desdobramentos.
E os chavistas por outro lado não querendo perder a bocada dos petrodólares...

Anônimo disse...

nao ha nada na dita grande imprensa!!!

rigorosamente nada!!!!!!

NADA!!!

o sites estão carregados de noticias sobre o BBB, mas nada sobre o que acontece, DE FATO, na Venezuela...

foi como ja disse, para o cidadão comum do Brasil, a impressão que fica eh que a sociedade venezuelana aceitou resignadamente o golpe dado pelos chavistas...

eh nessa hora que tomamos consciência de quão afundados no sistema totalitário bolivariano nos já estamos...

Anônimo disse...

Ué?!! Lá não tem UNE não?!
Camy

Anônimo disse...

São os caras pintadas da Venezuela que aparecem de cara limpa. É caras pintadas só no país do carnaval. E agora mudinhos. Vamos ver como farão os estudantes quando mamãe começar a gritar que não tem mais idade para subir dezandares para chegar em casa cheia de compras. Cadê o Illiescu filho da ponte? Da ponte que ruiu?
Aqui neste país de lerda os estudantes comprados pela bolsa estudante da UNEA estão se divertindo e tomando muita vodka. A bebida dos russos. São muito politizados. Querem 1917 entregue em casa. Delivery 1917. Filhos de um apauta. Que Deus proteja os estudantes caras limpas da Venezuela.

Alexandre, The Great disse...

Que DEUS os proteja do "excesso de democracia" da polícia chavizta!