TRANSLATE/TRADUTOR

quinta-feira, fevereiro 21, 2013

ARTIGO: Revolucionários de araque atacam ativista cubana

Por Nilson Borges Filho
A esquerda brasileira não pode ser confundida com um bando de baderneiros que se utilizaram dos meios mais primitivos para atacar a blogueira cubana Yoani Sánchez, que se encontra em visita ao Brasil. A opção ideológica – como outras opções de caráter pessoal – é parte inalienável do sistema democrático. O Brasil oferece na sua Carta garantias constitucionais para que cada cidadão professe, com plena liberdade, suas posições político-ideológicas. Essas garantias são uma tradição nos países que se definem verdadeiramente democráticos.
Comunistas de araque, sócio-patas travestidos de revolucionários, estudantes que não estudam, ongueiros que vivem às custas do dinheiro público, desocupados do bolsa-família, todos esses tipinhos estavam de plantão nos aeroportos de Recife e Salvador para atingir, com palavras do mais baixo calão, uma jovem que é penalizada pelo governo do seu país porque defende a liberdade de expressão para todos os cubanos.
Houve, num determinado momento, até agressão física por parte de um patrulheiro covarde, chegando a arrancar alguns fios de cabelo de Yoani.
Lamentável que esses valentões não se manifestem contra aqueles mensaleiros que assaltaram os cofres públicos e foram condenados à cadeia, em regime fechado, pelo Supremo Tribunal Federal. Se não bastasse isso, um funcionário da Câmara dos Deputados, lotado no gabinete de uma petista, pago com o dinheiro do contribuinte, em pleno horário de expediente, aos berros convocava ativistas para constranger a blogueira Yoani Sánchez que iria, mais adiante, discursar para congressistas brasileiros.
Outros funcionários de partidos que apoiam o governo petista, cuja sinecura deve-se ao apadrinhamento político, mesmo porque lhes falta qualificação intelectual para vencer um concurso público, saíram pelos os corredores do Congresso para vaiar Yoani. A iniciativa dessas manifestações partiu do embaixador de Cuba no Brasil, senhor Carlos Zamora, a serviço dos irmãos Castro.
O interlocutor brasileiro do diplomata Zamora foi um obscuro e medíocre assessor do ministro Gilberto Carvalho. Ricardo Augusto Poppi Martins é o nome do menino de recados petista, que esteve em Cuba para ser informado de como seriam realizados os protestos contra a blogueira.
O moço ainda recebeu diárias polpudas do erário brasileiro para participar do evento em terras cubanas. O que mais chamou a atenção dos que acompanham Yoani Sánchez pelo território brasileiro foi a sua dignidade e a forma serena e educada com que recebeu  as ofensas da malta ignara. 
(*) Nilson Borges Filho é mestre, doutor e pós-doutor em Direito e colaborador deste blog

11 comentários:

Anônimo disse...

Essa moça magrinha conseguiu amedrontar muito marmanjo petralha. Suas crônicas sobre a vida sem liberdade na ilha presídio dos tiranos geriátricos acabou com os nervos da cambada. Os idiotas vassalos da esquerdopatia brazuca só deram ainda mais destaque à visita da Yoani. Se amam tanto a ilha presídio que se mudem para lá.

Anônimo disse...

"A esquerda brasileira não pode ser confundida com um bando de baderneiros..."

parei de ler por aqui...

deve ser confundida com o que?

com democracia?, liberdade de expressão?, respeito as leis?, compromisso com a verdade dos fatos?

vejam la as mentiradas contadas na festinha do PeTê de ontem...

ontem mesmo os esquerdistas que não podem ser "confundidos" com a esquerda brasileira agrediram uma jornalista que fazia seu trabalho...

não conheço outra esquerda...

esse texto tinha que estar catalogado como sendo uma obra de ficção cientifica ou contos infantis, também conhecido como historinhas pra boi dormir...

Anônimo disse...

Nilson Borges Filho está precisando se atualizar. Tudo ao meu ver, essa manifestação "contrária" a visita da dita blogueira não passa de um ensaio. Yonai é uma peça do jogo cubano da 'desinfomatiza' cujo objetivo é bajular indiretamente os irmãos infernais de cuba. Onde já se viu uma blogueira "opositora" ao regime viver em casa de luxo no bairro rico de Havana onde estão edificados os melhores hoteis da cidade? Como pode uma opositora ter em seu poder um computador de ultima geração com Internet Banda Larga para atualizar um blog que é "contra" a Ditadura Cubana? Graça Salgueiro que o diga!

beth wolk disse...

não entendi..o colunista em questão está querendo dizer q tem a esquerda diferente dessa q está aí ???? e pq não se manifestou ???..incrível querer ser crítico de esquerda, mas ao mesmo tempo defendendo-a..é o esquerdopata enrustido..saia do armário sr nilson borges filho!!!

Anônimo disse...

O autor do artigo deve ser ligado ao PSDB ou ao PPS. Hehe

São eles que se dizem da "esquerda moderna".

Sou liberal, não comungo com a social-democracia, mas esta é democrática, aceita o pluralismo e a alternância pacífica de poder. Isto ninguém pode negar.

Além do mais, na democracia sempre haverá tendências mais à direita ou mais à esquerda, e a social-democracia é o modelo ideal para alternar no poder com os liberais.

Alexandre, The Great disse...

Na minha opinião não existe esquerda brasileira diferente dessa escumalha que se viu agredindo a blogueira cubana. Em todos os eventos ditos "de esquerda" são sempre a mesma corja, patrocinados pelo governo com o dinheiro do contribuinte.

Anônimo disse...

Feliz em ver a menina apavorar essa raça socialnazifascicomunista,sem uma arma,sem um grito,simplesmente chegou e arrazou!Um cara la no congresso gritava:Uma blogueira,uma simples blogueira,isso é uma absurdo para essa casa....rs.Adorei!
Mas o espanto foi não ter uma grande maioria para defende-la no corpo a corpo,com tanta gente nas redes sociais a reclamar,mas fisicamente quem a apoiava mal apareceu....
ABAIXO A DITADURA!
ABRAÇOS FRATERNOS!

Anônimo disse...

Peituda essa Yoani!
A esquerda brasileira é esta aí mesma:se deixassem matariam todos que fossem contrários ao pensamento do partido,felizmente ainda somos uma democracia.
Yoani está mostrando,pra quem tiver miolos pra entender,o que é petismo e o perigo que corremos se só ficarmos olhando e deixá-los ir avançando,e um dia não teremos liberdade para mais nada,eles é que irão decidir por nós.

Anônimo disse...

Com todo o respeito ao Dr. Borges, discordo da sua primeira frase. Comunista é comunista. Em qualquer lugar do planeta. Seja no fingimento de democrata; seja no comportamento geral; seja na honestidade de propósitos, comunista é comunista. Não passa de um anarquista piorado! Cagliostro

Anônimo disse...

Por que uma pessoa como Yoani Sanchez causou tanto medo no meio petralha?
Só consigo entender que entre a nossa esquerda subversiva da luta armada do naipe de um genoíno, dirceu e outros tais valenoes que assaltavam bancos, sequestravam etc tenham medo desta Señora porque estes tais SÓ TEMEM A VERDADE.
Fogem da verdade igual cachorro escaldado foge de agua fria.
" CONHECEIS A VERDADE E A VERDADE VOS LIBERTARÁ "
A esquerda odeia a Verdade.

Anônimo disse...

Meus amigos, náo é de ver que mudei para uma cidadezinha chamada Gameleira de Goiás e aqui acho que colocamos a família Fidel no poder, pois a gente é proibido de participar das sessões na Câmara de Vereadores. Por favor ajudem-nos aqui o regimento interno da Câmara diz que: Art. 5º Letra "e" Não manifeste sinal de apoio ou reprovação ao que se passa em plenário e, Letra "f" Atenda às decisões da Mesa. Aqui ditadura não acabou. Ajude-nos, por favor!!!!!!