TRANSLATE/TRADUTOR

quarta-feira, março 13, 2013

O NOVO PAPA, A CRISE DE VALORES MORAIS E ÉTICOS E AS OPORTUNIDADES PARA A SALVAÇÃO DA CIVILIZAÇÃO OCIDENTAL.



Este vídeo mostra o então arcebispo de Buenos Aires, agora Papa, D. Jorge Mário Bergoglio, proferindo um sermão durante missa de final de ano, quando endereçou duras críticas aos políticos. Referiu-se, nesse evento, ao futuro das crianças.
O que se sabe é que D. Bergoglio foi crítico dos governos dos Kirchner, conforme assinala matéria postada nesta tarde pelo jornal argentino Clarin.
Em geral, pelo que se nota, o novo Papa não está ligado à chamada "teologia da libertação", marcada pela aplicação de conceitos marxistas em discursos, análises sociais e ações de prelados latino-americanos.
Embora não seja religioso sempre reconheci e reconheço o impacto do cristianismo e do judaísmo na formação dos valores que tipificam a a civilização ocidental. Aliás, de forma recorrente em vários textos aqui no blog já me referi a este fato. Nunca hesitarei, portanto, em defender cristãos e judeus da solerte perseguição que vêm sofrendo mundo afora, sobretudo neste século XXI.
A Igreja Católica é, sem qualquer dúvida, a organização mais antiga e sólida que o mundo conhece até os dias de hoje. Não fosse isso a grande mídia em todos os cantos da Terra não estaria dando esse fantástico destaque, noticiando e comentando à farta todo o processo de eleição do novo Papa.
Não sou versado em matéria de religião mas não posso, como jornalista, ficar alheio aos acontecimentos do Vaticano.
Os fatos me levam a intuir que o novo Papa não costuma comer cru. É público e notório que, quando prelado maior em Buenos Aires, teve um relacionamento tenso com os governos dos Kirchner. Isso, por si só, indica que o novo Papa não seria um militante da nefasta "teologia da libertação", já que esta ala da Igreja costuma abençoar todas as tiranias esquerdistas ou anti-católicas.
Combinando-se a sua elevação ao Papado aos recentes acontecimentos políticos latino-americanos, dentre eles a morte do caudilho Hugo Chávez e o inelutável enfraquecimento do chavismo, bem como o crescimento da oposição argentina manifestado nas recentes marchas contra Cristina Kirchner e o impeachment do ex-bispo comunista Fernando Lugo no Paraguai; a derrota do esquerdista López Obrador no México e a moderação de Olanta Humala no Peru, pode-se inferir que a farra bolivariana vem perdendo seu ímpeto.
Evidentemente que são conjeturas superficiais que faço no calor desses acontecimentos. O que sobressai dessa eleição do novo Papa, todavia, pode ser o primeiro sinal a clarear o horizonte da civilização ocidental, obscurecido pela dominância do pensamento politicamente que tem elevado à virtude as maiores iniquidades.
Oxalá não passe de um sonho o que declinei nesta modesta análise. Entretanto, esse conjunto de eventos estão interconectados e têm implicação de ordem política. O tempo dirá.

7 comentários:

Anônimo disse...

Nao sou cato'lico, sou espirita e portanto sou um aluno do Cristo. Cristo esse, que apesar de deturparem um pouco seus ensinamentos, mesmo assim o que restou, nos ensina que temos um ser superior que administra o universo,,,se assim nao fosse, no mundo reinaria o caos e a maldade. E vemos justamente o contra'rio. O Bem sempre prevalece, SEMPRE. O mal as vezes reina durante um determinado tempo entre no's, mas por causa de nossas imperfeicoes morais e covardia. Ai quando ta demais,o senhor dar-nos uma ajudazinha e o mal e' derrubado. Vimos isso no imperio romano, que parecia invenci'vel, vimos isso no Nazismo que assustou mais que o comunismo. Acabamos de ver o Hugo Chaveco dezabar com uma doenca aparentemente cura'vel. O Lula nao esta dezabando tambem ??? Todos esses li'deres comunistas estao cancerosos,,,o que e' isso ??? coincidencia ???? NAO,,, e' so' a providencia divina agindo e fazendo uma higienizacao natural. Como espi'rita tenho que apoiar a luta contra resqui'cios de animalidades que alguns humanos, quando estao no poder, ainda tem. Portanto torco pelos cato'licos para que tenha um papa lutador contra os anti-cristos que infestaram a Igreja e nossa sociedade. Habemos Papa

Anônimo disse...

Alguns apontamentos sobre a morte de Hugo Chávez


POR JEFFREY NYQUIST | 13 MARÇO 2013
INTERNACIONAL - AMÉRICA LATINA

Podemos ver o resultado da política de Chávez na própria Venezuela. O país é uma sombra de si mesmo. A economia foi arruinada pelo socialismo, a liberdade de expressão foi atenuada e a corrupção avançou por todos os lados.

http://www.midiasemmascara.org/artigos/internacional/america-latina/13939-alguns-apontamentos-sobre-a-morte-de-hugo-chavez.html

Anônimo disse...

tua analise esta corretíssima...

eh isso ai mesmo...

sem o cristianismo, especificamente, estaríamos chafurdando nas ruas da ignorância e do primitivismo...

acho que esse papa ira ajudar a colocarmos para fora, gostaria que fosse a ponta-pés, a turma bolivariana que achou que seu reinado de absurdos duraria mil anos...

Anônimo disse...


Amorim infelizmente não vai acontecer, pois o mundo silenciosamente passa por um processo de recrudescimento religioso. Esse papa pode sim , mesmo sem querer, acelerar o processo, sendo um jesuíta...

Anônimo disse...

E por falar em civilização, Aluizio, a mesma ainda não chegou nas cidades onde a esquerdalha domina o pedaço:

Rio de Janeiro eleita uma das cidades turísticas mais sujas do mundo!!!

http://dinheiro.br.msn.com/fotos/rio-%c3%a9-eleita-uma-das-cidades-tur%c3%adsticas-mais-sujas-do-mundo

Anônimo disse...

Ele foi chamado de Medieval por setores progressistas da igreja na Argentina e pelo desgoverno da bruxa naquele país, o que já é um bom sinal.

Anônimo disse...

Como espírita, estou com o argumento do topo.
Não há limpeza sem alvoroço.
Por que o ditado diz "depois do temporal, a bonança" e não o contrário? Porque o justo, o correto, o belo, o bem, a disciplina, enfim todo um conjunto de ideais lógicos formam as leis que imperam no Universo, também algo lógico.
É necessário todo esse furdunço moral, aqui e no mundo, para que as pessoas aprendam a ter discernimento, entendimento, compreensão e evoluam para o melhor.
Já dizia Mesmer, "toda doença passa necessariamente por três fases: crise(a doença em si), cocção(reação do corpo) e expulsão (do mal). É fórmula geral e lógica do Universo. Do alfinete ao foguete. Não seria diferente para o comportamento humano.
Mas que leva tempo, leva. Haja paciência!
Abraço a todos a ti Amorim, sempre nos informando e nos alertando.
Belo trabalho!
Monsieur X