sábado, junho 29, 2013

POPULARIDADE DE DILMA DESPENCA SEGUNDO DATAFOLHA. CAIU 27 PONTOS EM TRÊS SEMANAS.

Pesquisa Datafolha finalizada ontem mostra que a popularidade da presidente Dilma Rousseff desmoronou.
A avaliação positiva do governo da petista caiu 27 pontos em três semanas.
Hoje, 30% dos brasileiros consideram a gestão Dilma boa ou ótima. Na primeira semana de junho, antes da onda de protestos que irradiou pelo país, a aprovação era de 57%. Em março, seu melhor momento, o índice era mais que o dobro do atual, 65%.
A queda de Dilma é a maior redução de aprovação de um presidente entre uma pesquisa e outra desde o plano econômico do então presidente Fernando Collor de Mello, em 1990, quando a poupança dos brasileiros foi confiscada.
Naquela ocasião, entre março, imediatamente antes da posse, e junho, a queda foi de 35 pontos (71% para 36%).
Em relação a pesquisa anterior, o total de brasileiros que julga a gestão Dilma como ruim ou péssima foi de 9% para 25%. Numa escala de 0 a 10, a nota média da presidente caiu de 7,1 para 5,8.
Neste mês, Dilma perdeu sempre mais de 20 pontos em todas regiões do país e em todos os recortes de idade, renda e escolaridade.
O Datafolha perguntou sobre o desempenho de Dilma frente aos protestos. Para 32%, sua postura foi ótima ou boa; 38% julgaram como regular; outros 26% avaliaram como ruim ou péssima.
Após o início das manifestações, Dilma fez um pronunciamento em cadeia de TV e propôs um pacto aos governantes, que inclui um plebiscito para a reforma política. A pesquisa mostra apoio à ideia.
A deterioração das expectativas em relação a economia também ajuda a explicar a queda da aprovação da presidente. A avaliação positiva da gestão econômica caiu de 49% para 27%.
A expectativa de que a inflação vai aumentar continua em alta. Foi de 51% para 54%. Para 44% o desemprego vai crescer, ante 36% na pesquisa anterior. E para 38%, o poder de compra do salário vai cair --antes eram 27%.
Os atuais 30% de aprovação de Dilma coincidem, dentro da margem de erro, com o pior índice do ex-presidente Lula. Em dezembro de 2005, ano do escândalo do mensalão, ele tinha 28%. Com Fernando Henrique Cardoso (PSDB), a pior fase foi em setembro de 1999, com 13%.
Em dois dias, o Datafolha ouviu 4.717 pessoas em 196 municípios. A margem de erro é de 2 pontos para mais ou para menos. Do jornal Folha de S. Paulo

MEU COMENTÁRIO: O dado inquietante dessa pesquisa fica por conta do fato do fato de que a mostra revela apoio à funesta ideia do plebiscito que nas palavras do ex-presidente do STF, ex-ministro Ayres Britto, representa um "cheque em branco."

Exemplos recentes não faltam para corroborar a afirmativa desse jurista. E estão bem perto do Brasil: Venezuela, Bolívia e Equador, que embarcaram nessa idéia tipificada como "democracia direta" ou "participativa", a que já me referi em análises aqui no blog. O resultado é que nesses países o receituário socialista do Foro de São Paulo foi inteiramente adotado convertendo a democracia em  tiranias que perseguem a imprensa e esbulham as liberdades civis. Voltarei ao tema.

DILMA FORA DA COPA
Segundo a coluna Painel da Folha de S. Paulo, Dilma não irá à final da Copa das Confederações neste domingo no Maracanã.

10 comentários:

  1. Estão derrubando a Dilma para Lula voltar. Fora, Lula! Seu tempo já passou e que já vai tarde. Agora são novos tempos de reerguer o país que seus 10 anos mais 2 e meio da Dilma destroçaram.

    ResponderExcluir
  2. FIQUEI TRISTE COM O ÍNDICE DADO A DILMA de 30%, LAMENTÁVEL!
    TRATA-SE QUE EU APOSTARA EM 15%!
    O pior ainda foi que perdi certa quantia com os amigos, contava com meu presentinho para os próximos dias e levei das brecas; além de ter que suportar as gozações de ter errado de forma lamentável, o pior.
    Deixe isso prá lá; dentro em breve cairá mais; quem sabe para me consolar, da próxima chegará ao índice que eu esperava?
    Fora PT: Crescimento do Haiti, saúde na UTI, corrupção a níveis incalculáveis, vice campeão mundial no atraso escolar, país estagnado; haveria desgraça para uma nação; 11 anos de desgoverno, 1década perdida para o Brasil.
    Cuba: 50 anos de comunismo, regime ultra fracassado e obsoleto, comandado pelos burgueses e capitalistas de Estado, os donos da ilha-prisão, os castradores das liberdades individuais e coletivas, os carniceiros irmãos Castro!

    ResponderExcluir
  3. Aluízio,

    Estranho é o PDT e o PSB estarem deixando de apoiar o plebiscito, sendo ambos membros fundadores do Foro de São Paulo. Será que a sobrevivência partidária está falando mais alto que os interesses do FSP para esses partidos?

    ResponderExcluir
  4. Boa dia, Aluizio

    Eis aqui uma interessante entrevista de Alckmin à TV Estadão sobre o que fazer para compensar os cortes de tarifas sem deixar de fazer investimentos. Dilma deveria parar com essa história de plebiscito e fazer cortes na carne dos Ministérios.


    ResponderExcluir
  5. Aluizio,

    Se desde 2007 o PT já se preocupava em implantar, via plebiscito o seu bolivarianismo, por que nossos partidos de oposição não se preocuparam em trabalhar para enfrentar esta perspectiva, sabendo que o PT não brinca nem quando dorme?

    Ou é um descaso ou é incompetência mesmo, neste caso, tiro o chapéu para o PT, ainda que vozes minoritárias da oposição tenham nosso respeito.

    Flertar como o perigo e deixar para chamar os bombeiros quando se iniciam as chamas, é uma tolice inimaginável, será que merecemos essa oposição?
    W.S.Camy

    ResponderExcluir
  6. PESQUISAS? SÓ SOBRARAM OS PETRALHAS POR ISTO QUE ELA AINDA ESTÁ COM ÍNDICES TÃO ALTO.

    ResponderExcluir
  7. iMPRESSIONANTE!!!

    A Três Passos da Guerra Civil
    Artigo do Cel. Gelio Fregapani

    http://conservadorismobrasil.blogspot.com.br/2013/06/a-tres-passos-da-guerra-civil.html

    ResponderExcluir
  8. Infelizmente, com essa Globo - e demais TV- e com esses políticos só quebrando tudo! Hoje 2 milhões de evangélicos foram protestar contra seus detratores e nem uma lauda nos telejornais nacionais. Fora Lula! Fora Dilma! Fora Foro de SP!

    ResponderExcluir
  9. O perigo é que tudo isso motive os adoradores do cachaceiro-mór e elle, do alto de sua "ignorância" (falsa, pois o bicho é muito esperto)se ache o salvador da pátria e resolva, para nosso infortunio, voltar.
    VADE RETRO!!!
    Eduardo.45

    ResponderExcluir
  10. Srs. Imaginemos por exercicio livre que tudo ou toda esta inquietação seja objeto de uma tentativa programada de manipulção em massa, utilizando os nossos querreiros do video game com o objetivo de perpetuação do poder absoluto e .....
    Tudo estava as miol maravilhas(indices...pesquisas...etc) de repende uma insurgeição massisa? Sei lá, coisa da minha cabeça em devaneio....

    ResponderExcluir

Prezados leitores:
Os comentários devem, de preferência, se ater ao assunto da postagem. Procurem sintetizar os seus comentários. Lembrem-se que comentários muito longos devem ser evitados.
Fico muito grato a todos os leitores.