TRANSLATE/TRADUTOR

sábado, outubro 05, 2013

MARINA SILVA E EDUARDO CAMPOS, UMA ALIANÇA QUE NÃO APONTA PARA O PRINCIPAL: O CONFRONTO IDEOLÓGICO COM O PT.

Marina Silva e Eduardo Campos juntos: uma novidade no momento sem efeitos práticos. Foto do site de Veja.
Já fui cobrado por inúmeros estimados leitores que faça uma análise da aliança de Marina Silva e Eduardo Campos. Se a política fosse uma ciência creio que seria mais fácil, tanto é que não existe essa coisa de “cientista político”. E quando afirmo isso lembro de uma frase de Weber, que num de seus textos diz que “fazer política é fazer um pacto com o diabo’. O filósofo de Heidelberg que foi chamado de “Maquiavel alemão”, certa feita tentou candidatar-se a um cargo legislativo, porém sua iniciativa feneceu em razão de uma rasteira que levou de uma velha raposa da política alemã, se não me engano de Hannover. Max Weber um filósofo avant la lettre, embora mais conhecido como sociólogo, foi também um meticuloso teórico político. Entretanto, ao nível empírico, o dia a dia do exercício da política é um jogo que requer não só habilidade e conhecimento, mas sobretudo uma boa dose de sorte, carisma e dinheiro.
Portanto, análises políticas são sempre temerárias, já que o analista labora sobre areia movediça. Entretanto, a entrada de Marina para o PSB cria um fato novo neste momento, porquanto quebra a modorrenta dicotomia entre PSDB e PT dando uma sacudida no eleitorado. Promove, de certa forma, um chamamento ao debate políticol, uma coisa que é muito difícil ocorrer no Brasil, mormente quando as massas estão anestesiadas pela presença excessiva do Estado. O estatismo não é apenas obra do PT, está entranhado na cultura brasileira. A diferença é que sob o PT esse vício da dependência  estatal foi turbinado na última década em decorrência do viés comunista do petismo.
Aparentemente, a adesão de Marina Silva ao PSB fortalece politicamente Eduardo Campos. Todavia, as pesquisas tem mostrado que por enquanto
Campos patina num quarto lugar, quando as enquetes contemplavam a Rede disputando. Marina Silva manteve ou até mesmo ampliou um pouco o seu cacife que amealhou no último pleito presidencial. O dono da bola neste momento é, portanto, Marina Silva. 
Como falta um ano para o pleito presidencial, muita água passará por baixo da ponte e o imprevisível é que costuma se sobrepor ao que é tido como previsível. Daí decorre a dificuldade de precisão naquilo que concerne às ditas análises políticas.
Por enquanto, não houve qualquer tipo de confronto com o PT por parte dos pré-candidatos oposicionistas. Esta é a questão mais relevante. Enquanto Campos era até ontem da base aliada do PT, Marina Silva é cria do próprio PT e esteve de braços dados com Lula por muito tempo.  
Ideologicamente, Marina Silva é de esquerda, ou seja, a esquerda verde. Os verdes surgiram na Europa e, depois que a ex-URSS se fragmentou, o Partido Verde foi imediatamente o guarda chuva que acolheu expressiva parte dos comunistas. Tal fato se deu porque todos os partidos ecológicos tem um viés de fanatismo, sentem-se portadores de uma revelação. Nisso igualam-se aos comunistas que, uma vez órfãos dos “partidão” de viés bolchevique, trataram de encontrar uma forma de exercitar o seu fanatismo.
A bandeira de Marina é a sustentabilidade um conceito idiota que não se sustenta por falacioso que é. O universo é um vir a ser despojado de qualquer desígnio. Imprimir um viés teleológico para o cosmo é burrice. E estupidez maior ainda é patinar no antropocentrismo reputando ao ser humano a possibilidade de interferir em coisas como aquecimento do Terra.
Por trás dessa posição ideológica do fanatismo verde está uma das mais poderosas armas de destruição da liberdade individual. Aliás, boa parte das liberdades individuais já foi para o vinagre, justamente pela pregação sistemática de conceitos ditos “sustentáveis”, ou ecologicamente corretos. E não tem dúvida que o movimento verde foi e é um dos principais precursores do pensamento politicamente correto que opera a metamorfose dos conceitos. Isso se pode notar no fato de que já não se fala mais na liberdade individual que é a sede da liberdade sem quaisquer adjetivos. Eliminando-se a liberdade individual tem-se como resultado a tirania.
Por isso Marina Silva migrou para um partido socialista, o PSB que tem na sua história o famigerado esquerdista Miguel Arraes, avô de Eduardo Campos.
Face a esses fatos, torna-se difícil que se estabeleça um confronto com o PT e, de forma especial, com o lulismo. Se não houver confronto que desenhe uma alternativa, o PT continuará a imperar, ainda mais que detém há mais de uma década um poder imperial como nunca antes neste país, resultante do diabólico pacto engendrado pelo lulismo que deu vida à “base aliada”. 
Nem mesmo o PSDB exercitou esse confronto e por isso mesmo vem sendo derrotado de forma permanente. O último episódio resultante dessa posição do PSDB foi a vitória de Fernando Haddad em São Paulo.
Até agora, nem mesmo Aécio Neves ousou esse confronto, muito menos Eduardo Campos. E, por incrível que pareça, foi Marina Silva quem teria dito que sua ação de migrar para o PSB era um ato contra o “chavismo do PT”. Se realmente afirmou isso, estaríamos ouvindo em mais de uma década da boca de um político brasileiro uma verdade insofismável, ou seja, que sob o PT o Brasil caminha para o chavismo puro e simples, ou seja, um regime do tipo cubano como está ocorrendo na Venezuela. Lá o filhote de Chávez deverá conseguir no parlamento totalmente controlado pelo partido chavista, uma “lei habilitante”, que lhe conferirá a prerrogativa de governar por decretos que não estarão sujeitos ao crivo do legislativo. 
O que está posto, portanto, é praticamente mais do mesmo. O  Brasil deve seguir para uma nova eleição presidencial sem que haja um só partido conservador. Todos são alinhados à esquerda. Assim, sem qualquer tipo de confronto o PT deverá dar mais um passeio eleitoral sufragando Dilma Rousseff.
Qual a razão para que os eleitores entrem no debate político e ideológico, que reflitam sobre o futuro do Brasil, se esse debate não for estimulado pelas lideranças que estão - supostamente - na oposição?
Na atualidade esses são os fatos. Entretanto, como declinei nestas linhas, análises políticas são difíceis de fazer, ainda mais num país onde há uma miríade de partidos políticos e que a lei eleitoral, inclusive, permite troca-trocas partidários a cada eleição sem falar nas constantes mudanças de regras.
Resumindo: o Brasil é uma piada. De mau, gosto, é claro. Não há qualquer fato objetivo para que se alimente agora um mínimo de otimismo. A única consolação é que algum fato, de fato, possa trazer uma surpresa. A política é assim.

19 comentários:

Anônimo disse...

Por enquanto vamos vendo esse Carnaval Eleitoral. A Marina e o Dilma em si, mostram a que ni'vel o Lula deixou essa nação. A morcega velha, anos antes nao se candidataria nem a vereadora de Ipojuca da Ponte dos Baixos. Ela e' usada como figura tampão,,,fica ai e obedece, igual ao Dilmão. Em quem voce atirar, acertara' na co'pia do outro,,,todos comunistas. Todos nos levarão ao mesmo Paredão. E isso e' de propo'sito, calculado, e tramado. Desmoraliza-se a poli'tica e evita-se oposicao,,, ate' a foice cravar de vez no peito,,,ai nem cirurgia remove. Ai acabara' o carnaval eleitoral. A morcega teve 23 milhoes de votos,,,quem acredita ??? eu nao. Pode ate' ter tido o dobro, mas quem prova ? o Dilma venceu ???? quem prova ???? como conferir o abstrato ??? O Brasil ta agonizando e o povo delira. Repito aqui um comenta'rio que li nao sei onde,,," me desculpa mãe Brasil, porque hoje nao posso mas te ajudar, me desculpa por ter sido tao egoista e pensado so' em mim, quando eu poderia ter doado muito, quando doastes tanto. Perdao pela minha omissao ou covardia. Hoje te vejo sangrando no peito, apunhalhada por filhos teus, e irmaos meus,,,"

Anônimo disse...

Mais do mesmo jogo de cartas marcadas.

Anônimo disse...

No Brasil não existem a mínima possibilidade de confronto ideológico. Isso vai demorar muito para acontecer.
No país da jabuticaba, tá tudo junto e misturado. Quer maior desilusão do que Kátia Abreu? Ela vai apoiar a Dilma. Por interesse regional virou amiga dos bolivarianos, pode?
Pelo menos a Marina falou em livrar o país do chavismo. E não quero nem saber os motivos que levaram a tal posicionamento.
Marina falou o que o nem o PSDB tem coragem de falar (seja quem for o candidato). Eles não agem como oposição, não falam como oposição.
Se a hegemonia do PT só pode ser quebrada através de um racha entre seus aliados, que assim seja!
Eu vou votar em quem tem tiver condições de tirar os petralhas do poder. E pode até ser um alienígena.

Cavallieri disse...

Sempre leio e gosto dos seus comentários e análises, mas neste caso acho que não concordo.
1) A Marina está com raiva do PT, Campos deu a ela a oportunidade de ver o sangue vermelho do PT derramado, deu a change da vingança e não o de poder.
2) O nome do partido é PSB, mas de S não tem nada é apenas mais um partido coronelista, mais do mesmo.
3) O PSDB, no caso Aécio estava em NY e vai continuar por lá, porque não sabem atuar policamente.

Enfim, de fato não temos alternativa de direita, mas a eleição será decidida no processo político e não pelo marketing. Há ao meu ver um chance real de termos discursos de oposição e se durante o processo o PT for caindo nas pesquisas os traidores de sempre podem mudar de lado.
Enfim, ainda que não seja para o melhor poderemos nos livrar do PT. Campos é coronel mas não é chavista, nem do foro de São Paulo, Marina se vendeu para o PSB para se vingar e não por querer poder, isto ela vai querer em 2018, e como vendida não vai dar as cartas, será o instrumento de ódio de as oposições procuram.
Vejo chances reais para o PT sair do poder.

@newclair disse...

Aluizio, vejo dois aspectos importantes nisso: Primeiro, nem Marina nem Campos são do Foro de São Paulo, o que é ótima chace de nos livrarmos do chavismo, e segundo, essa dupla pode ter ótima votação da turma beneficiária das bolsas. Se fizerem um bom jogo de marqueting, poderão tirar Dilma da jogada ainda no segundo tempo. Embora o PSDB também se diga "de esquerda", o eleitor de Aécio não se confunde com o eleitor da dupla Marina/Campos.
Mas, quer saber? Continuo batendo na mesma tecla: quem elegeu Dilma em 2010 e vai eleger em 2014 serão as urnas eletrônicas fraudulentas. O Brasil é refém das falcatruas do PT e aparelhamento do Estado e o processo eleitoral não seria a única coisa a escapar dessa realidade!
No fim das contas, portanto, é tudo jogo de cena! Só as Forças Armadas poderiam nos salvar!

Anônimo disse...

Dilma já era! Graças a a Deus! Pra tirar os petralhas imundos do poder vale qualquer um! Até Marina!

Anônimo disse...

Aluizio, realmente você tem razão, a coisa é complicada. Que ela aponte o chavismo do PT é muito bom, para mais gente prestar atenção a isso. Todavia, como ela faria para escapar ao controle do Foro de São Paulo? Ela ou Campos não irão muito longe distantes do Foro!
O problema é que não temos saída, a não ser à esquerda. O Brasil entrou num percurso estranho. É preciso que muita gente acorde e surja um líder que fale a língua conservadora, a língua do povo.
Caso contrário, ficaremos nessa de escolher o menor pior, e sempre à esquerda.

Anônimo disse...

Ressalvada a boa nova do ingresso real no PSB e provável manutenção da disputa presidencial é preciso sempre sublinhar, para o bem da racionalidade, da política e do Brasil, que o pensamento de Marina da Selva flutua numa linha que vai do sonho à fantasia, expresso em frases apocalípticas de academia que encantam socialites, protetores de vira-latas do facebook e deslumbrados em geral, ainda mais por que ditas por uma excluída (como Lula). A impressão – péssima – que passa aos que vivem com os pés no chão (os que, afinal, sustentam corruptos, coitadinhos e lunáticos) é que a Santinha mexeu com o imaginário da patota politicamente correta e “progressista” (gente que só aparece, fala muito e não produz): os sonháticos que vagueiam na Rede “nem à direita nem à esquerda, mas à frente” (de quê?). Marina da Selva, a Beata Salu de butique, também não errou de sigla? O PSD do Kassab é mais geleia geral...

O Libertário disse...

As Forças Armadas não são boia de salvação que se pode inflar quando preciso e jogar na água para salvar afogados descuidados. Em 1964 foi uma atuação de força contra uma tentativa de força. Hoje o processo é muito mais perverso por ser gramscista o que impede os militares de atuarem contra uma "democracia". Os brasileiros foram "desatentos": não souberam entender o processo contrarrevolucionário de então e foram para as ruas "dar corda" nos comunistas. Agora é tarde. Ou está bem mais difícil.

Anônimo disse...

O liberta'rio, gosto do seu blog, mas discordo e muito do seu comenta'rio. As Forcas Armadas sao sim "boia de salvação que se pode inflar quando preciso, e jogar na água para salvar afogados descuidados" porque ela e' a poli'cia da nacao. E E' essa sua obrigacao. Nao importa se o povo foi descuidado, e' pra isso que ela existe,,,para ficar de guarda, e agir quando o perigo ronda. Outra coisa, hoje ta' muito pior que em 64. A luta armada ja havia antes do contra-golpe mas nao intensamente como depois. Hoje em grau MAIOR se assemelha e muito com 64, Grupos armados ja' dominaram parte da amazonia, onde leis da mafiosa FUNAI proi'be ate' entrada de nossos militares,,,voce sabe disso ? Agricultores honestos e ate' com ti'tulos da terra estao sendo expulsos e jogados ao le'o, voce sabe disso ? O foro de Sao Paulo atua na cara do exercito e nao movem uma palha porque fomos descuidados ? As F. A. devem agir nao de acordo com a opiniao do povo e sim de acordo com a ameaca. Voce ja' imaginou a poli'cia nao entrar nas favelas so' porque o povo apoia os traficantes. Dizer que as F. A. estao sucateadas ja' um golpe publicita'rio de desmoralizacao. sucateadas em relacao a que pai's ou a que ? 1/2 du'zia de agitadores armados de foice ? voce esquece que temos Avioes, Helico'pteros, Barcos, Tanques, Metralhadoras, e milhares de tropas,,,se acovardarem diante de guerrilheiros ???? Voce esquece que nao temos so' o Exercito, mas Marinha e Aerona'utica tambem ? O Que custa um grupo de Oficiais superiores chegarem em Brasi'lia e dizerem SAI DAI, depois de organizados estrate'gicamente nos estado suas tropas ???? Experiencias e professores eles tem demais. As F. A. devem estar a's nossas ordens pois pagamos e os mantemos todos os meses, portanto somos o chefe e nao o governo.

Anônimo disse...

Aos que disseram que o PSB não seria do Foro de São Paulo:

O PSB é do Foro de São Paulo, sim!!! O PSB, o PDT e até o PPS era ou ainda é (não sei ao certo neste caso).

Anônimo disse...

Os partidos do Foro de São Paulo são:

PT, PCdoB, PCB, PDT, PSB, PPS (se não é mais, já foi, mas acho que ainda é) e um novo partido chamado Partido da Pátria, salvo engano.

PSOL, PSTU e PCO se dizem à esquerda do FSP.

Anônimo disse...

Tânia SP
Não acredito em Marina (cria do PT) e nem em Dudu Campos (braço direito do lula por 10 anos), não vejo "oposição" nenhuma ai, vejo "situação", pois p/ mim continuam sendo vermelhos.
Aluizio, o Haddad ganhou em SP prq as urnas foram fraudadas, não ganharia jamais, aqui éramos Serra, PT em SP não tem vez não, teve prq fraudaram ai...meu caro não tem pra ninguém. O incompetente do Haddad estava em 3o.lugar e de repente ele ganha....estranho, não??? A mim não. Já estamos no Comunismo, como disse Olavo em um video dele "aproveita p/ passear/sair agora, prq dps vc não poderá mais). Só vamos sair deste Comunismo se as FFAA nos salvar....e ao invés de discutir, sobre Marina (ela é tão radical ou mais qto lula) e Eduardo, deveríamos fazer plantões nos portões dos quartéis dos Exércitos e clamar p/ q eles venham nos SOCORRER....Marina/Eduardo/Aécio é conversa pra boi dormir... O FSP deve ta adorando....EXERCITO JÁ!!! VAMOS ACAMPAR NOS PORTÕES DOS QUARTÉIS é lá o nosso lugar, já q fomos omissos até agora, acordamos e não abrimos os olhos ainda, qdo abrirmos a foice estará cravada em nosso peito.
VAMOS AOS QUARTEIS, galera!!! chega de blá blá blá blá....

Anônimo disse...

Aluísio, é muito positivo ter duas ANTAS na disputa petralha e o "lobo macho beta" Eduardo Campos na cabeça da chapa da Marina Mogno.
-
Não significa que eu goste de uma ou da outra, nenhuma das duas e tem muita gente do nordeste que ficará confusa, gosta do Campos e da Dilma, haverá UMA POLARIZAÇÃO Eduardo Campos contra Dilma Rousseff e os 70% dos votos de 2010 vão virar 30% a cada candidato e os outros 40% são ANTI-PETISTAS, os 30% que não votaram em Dilma nas últimas eleições MAIS parte dos que votaram nela pelo bolsa-família.
A DILMA NÃO TEM COMO ACUSAR UMA DUPLA NÃO OPOSICIONISTA de querer acabar o bolsa família (maconha), está na cabecinha deles que sem a bolsa "VOLTARIA A SECA E POBREZA".

A Marreta do Azarão disse...

Quem não gostou muito da não regularização do partido da Marina foram a Natura e o Banco Itaú, seus maiores patrocinadores e que com certeza teriam grandes benefícios com sua eleição, no mínimo, o perdão às suas enormes dívidas com a União.
Vejam:
http://amarretadoazarao.blogspot.com.br/2013/09/marina-silva-e-ainda-mais-feia-do-que.html
http://amarretadoazarao.blogspot.com.br/2013/10/marina-silva-e-ainda-mais-feia-do-que.html

O Libertário disse...

Sei sim, Berto Pernambucano. Sei de todos esses eventos que você enumerou. Só lembro que em 1964 o clima era outro, havia a guerra fria, o povo foi para a rua em bloco pedindo a intervenção militar; líderes políticos locais e nacionais se manifestavam cotidianamente, a imprensa martelava mostrando as loucuras goulartianas. E hoje? Você mesmo postou, outro dia, um comentário bonito, quase suplicante , convidando as pessoas a entrarem em contato com os militares e você mesmo falou da atenção que eles dão e ao mesmo tempo das amarras que os prendem. Lembra? Um abraço.

JUJU disse...

Não acredito em "partidos de esquerda" no Brasil! Tudo não passa de uma grande farsa, um "me engana que eu gosto"! Simplesmente porque, aqui,não existe "ideologia partidária". SE existisse, o lula já teria começado o feito no seu primeiro mandato. E o que ele fez?
Corrompeu(mensalão) e contribuiu para o alto nível de corrupção existente no país. Aqui existe político espertalhão, como lula, que para enriquecer topa qualquer parada e negocia com tudo e todos
"em nome do povo".
Infelizmente, ainda somos um país subdesenvolvido! Basta ver os índices de analfabetismo, de IDH, de saúde e de renda!
Segundo o Censo 2010/IBGE, SOMENTE 1,2% da população brasileira recebe acima de 10 salário mínimos e menos de 20 salários; ACIMA de 20salários - 0,4% da população ou 760mil pessoas do TOTAL da população.
Conclusão: somos um país de gente pobre! Não adianta dizer que, "não é bem assim" porque...afinal, temos
telefone celular, tvs de led e 3d, carros com câmera de ré, etc. E daí? RESOLVE? NÃO!!! FALTA renda, FALTA educação! Sem renda e sem educação, fica muito difícil entender o significado de "esquerda e direita". Enquanto isso, os espertalhões deitam e rolam com um "discursinho de esquerda", feito na medida certa para os analfabetos funcionais que governam este país.
Como dizia meu pai, também Aloisio: "O Brasil para chegar ao "nível de civilização"(primeiro mundo), só daqui a uns 500 anos... e o mundo para se tornar civilizado(sem guerras, miséria) só daqui a uns 5.000 anos". Ele tinha razão!

Anônimo disse...

A JUJU:

Você está tentando limpar a esquerda com a própria lama, como se a "autêntica" esquerda não fosse corrupta. Esse é um discurso da própria...esquerda!!

A esquerda é corrupta por natureza, JUJU. Para a esquerda marxista, seus fins justificam quaisquer meios usados para chegarem e permanecerem no poder: mentir, corromper, matar, prender, censurar, trair, etc.

Não caia nessa!!! Toda esquerda revolucionária é capaz de tudo. Não existe esquerda revolucionária ética. Mas, quando se dão mal, dizem que foi porque houve desvio ético para se refazerem, posando novamente de vestais da moralidade.

Não seja idiota, JUJU.

JUJU disse...

Oi! Anônimo,
Não estou tentando limpar e muito menos acredito nesta esquerda que aqui está! Presta atenção! Leia de novo! Nunca, jamais acreditei neste governinho que se diz de "esquerda". Nunca votei no lula ou em qualquer petista! Sempre fiz campanha contra!
A questão que eu coloquei diz respeito à discussão que se faz em torno dos conceitos de "direita e esquerda". Um país sem renda e sem educação não capacita sua população(nem 1/4 dela) a fazer esse debate. O "esquerdismo" é usado indiscriminadamente pelos partidos que se dizem de "esquerda" em benefício próprio. Nessa eu não caio!