TRANSLATE/TRADUTOR

sexta-feira, outubro 25, 2013

REINALDO AZEVEDO NA FOLHA DE S. PAULO: "OS 178 BEAGLES".

O texto que segue é o artigo semanal de estreia do jornalista Reinaldo Azevedo na Folha de S. Paulo. Reinaldo, entretanto, continua com o blog campeão de acesso na internet no site da revista Veja. 
Faço esta postagem em homenagem ao grande Reinaldo que faz por merecer o sucesso que tem e honra o jornalismo brasileiro.
Vida longa para sua coluna na Folha que, desta feita, fez a escolha certa. Leiam:
As ruas, ente divinizado por covardes, pediram o fim do voto secreto para a cassação de mandatos. Boa reivindicação. O Congresso está a um passo de extinguir todas as votações secretas, o que poria o Legislativo de joelhos diante do Executivo. Proposta de iniciativa "popular" cobra o financiamento público de campanha, o que elevaria o volume de dinheiro clandestino nas eleições e privilegiaria partidos ancorados em sindicatos, cujas doações não são feitas só em espécie. Cuidado! O povo está na praça. Nome do filme dessa mímica patética: "Os 178 Beagles".
Povo não existe. É uma ficção de picaretas. "É a terceira palavra da Constituição dos EUA", oporia alguém. É fato. Nesse caso, ele se expressa por meio de um documento que consagra a representação, única forma aceitável de governo. Se o modelo representativo segrega e não muda, a alternativa é a revolução, que é mais do que alarido de minorias radicalizadas ou de corporações influentes, tomadas como expressão da verdade ou categoria de pensamento.
A fúria justiceira dos bons pode ser tão desastrosa como a justiça seletiva dos maus. Quem estava nas ruas? A imprensa celebrou os protestos como uma "Primavera Árabe" nativa. Nem aquela rendeu flores nem o Brasil é uma ditadura islâmica. Até houve manifestações contra o governo, mas todas foram a favor do "regime petista". O PSDB talvez tenha imaginado que aquele "povo" --sem pobres!-- faria o que o partido não fez em 11 anos: construir uma alternativa. Sem valores também alternativos aos do Partido do Poder, esqueçam.
Há 11 anos o PT ataca sistematicamente as instituições, quer as públicas, quer as privadas, mas de natureza pública, como a imprensa. Dilma ter sofrido desgaste (está em recuperação) não muda a natureza dos fatos. Da interdição do direito de ir e vir à pancadaria e ao quebra-quebra como forma de expressão, passando pela reivindicação de um Estado-babá, assistiu-se nas ruas a uma explosão de intolerância e de ódio à democracia que o petismo alimentou e alimenta. O Facebook não cria um novo ator político. Pode ser apenas o velho ator com o novo Facebook --como evidenciou a Irmandade Muçulmana no Inverno Egípcio.
Em política, quando o fim justifica os meios, o que se tem é a brutalidade dos meios com um fim sempre desastroso. A opção moralmente aceitável é outra: os meios qualificam o fim. Querem igualdade e mais Justiça? É um bom horizonte. Mas será o terror um instrumento aceitável, ainda que fosse eficaz? Oposição, governo e imprensa, com raras exceções, se calaram e se calam diante da barbárie que deseduca e que traz, volte-se lá ao primeiro parágrafo, o risco do atraso institucional.
O PSOL conduziu uma greve de professores contra o excelente plano de carreira proposto pela Prefeitura do Rio. Era a racionalidade contra a agenda "revolucionária". Luiz Fux, do STF, posando de juiz do trabalho, chamou os dois para conversar. É degradação institucional com toga de tolerância democrática.
O sequestro dos beagles, tratado com bonomia e outro-ladismo pelo jornalismo, é um emblema da ignorância dos justos e da fúria dos bons. Eles atrasaram em 10 anos o desenvolvimento de um remédio contra o câncer, mas quem há de negar que os apedeutas ilustrados têm um grande coração? Da Folha de S. Paulo desta sexta-feira

5 comentários:

Anônimo disse...

Fui lá e li. Realmente o artigo esgota o assunto que, na realidade, já havia sido desmonntado e ridicularizado! A partir daí, só especulação interesseira e ignorante.
Agora é a vez dos porcos na USP de Campinas. É de lascar!
Será uma premonição Orwelliana?
Odilon Rocha - JP - PB

Anônimo disse...

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou na quinta-feira a criação do vice-ministério para a Suprema Felicidade do Povo, com vista a coordenar os programas sociais do Executivo.
Segundo o governante, o vice-ministério tem como objetivo "elevar a qualidade social dos venezuelanos até ao céu", sendo ainda uma demonstração de agradecimento ao ex-Presidente Hugo Chávez.
"Depois de vários estudos, ordenei que as missões [programas sociais do Governo] sejam trabalhadas diretamente comigo na presidência, porque são missões especiais do Presidente Chávez", declarou Maduro no palácio presidencial de Miraflores, citado pelo site do governo.
O Presidente da Venezuela sublinha que este organismo homenageia também Simón Bolívar, militar e político venezuelano que liderou o processo de independência sul-americana face ao império espanhol.
O titular da nova pasta ministerial será Rafael Ríos, pediatra e ex-parlamentar, por ser um "homem humilde" e "especialista em segurança social".
Nicolás Maduro defende a importância de programas sociais como a "Missão Filhos e Filhas da Venezuela", que ajuda famílias com crianças que vivem com dificuldades, e a "Missão Maior", que subsidia idosos pobres.
Mas tão ou mais importante, frisa Maduro, é a "Missão Negra Hipólita", que ajuda alcoólicos e toxicodependentes. "Contem connosco, jovens que se recuperaram, fazemos isto por vocês", afirmou.
O Presidente venezuelano garantiu ainda que o vice-ministério para a Suprema Felicidade Social irá responder às queixas e necessidades do "mais sublime e amado povo revolucionário".


http://expresso.sapo.pt/venezuela-cria-vice-ministerio-para-a-suprema-felicidade-social=f837569 .Esta gente vive em transe psicótico. E não me refiro só ao Maduro, caso extremo “orwelliano”, mas a todos os que garantem como meios para a recuperação, os mesmos que provocaram a derrocada; os que transformam a vítima em culpado e vitimizam o culpado.
Sentem-se possuídos de autoridade divina em que a vontade é confundida com a realidade.
Têm crentes, tal como a IURD, ao convencer os pagadores de dízimo, que Deus está atento. No caso, o dízimo são votos com garantia de solução. Quando conquistam o poder não resolvem, mas prometem muito mais.
Pode não haver papel higiénico para limpar o rabo, mas não é um rabo sujo que os impede de alcançar a felicidade suprema. Para isso, já tem ministério.
Ou "vice", que não são pessoas de exagerar

Anônimo disse...

Esse Reinaldo(WHO?) que se aparecer a TODO CUSTO em cima dessa história dos beagleas... Ignorante ao extremo! É o fim a Folha contratar este indivíduo, que não contribui em NADA, só faz a cabeça das pessoas ficarem mais OCAS do que são! Ele desconhece testes por CÉLULAS,desconhece que na EUROPA testes para fins cosméticos não são permitidos, e NÃO SABE que é o governo que NÃO QUER importar a tecnologia para o Brasil! O que pode-se esperar de um colunista assim?

Anônimo disse...

O que se pode esperar deste comentarista semovente de 25/10/13?
Esther

Anônimo disse...

O petralha fdp que aqui nos comentários critica o REINALDO AZEVEDO, tem merda na cabeça. Esse petralha idiotizado nem sabe que o Instituto Royal não usa os animais para fins cosméticos e sim com teste para medicamentos como o câncer. Esses idiotizados depredaram um instituto que fazia pesquisas para desenvolver e testar medicamentos para salvar vidas humanas. Ou será que eles querem estar no lugar dos cachorros dentro do instituto para serem testados com os medicamentos ainda em teste? São um idiotas bobalhões e o petralhão fdp ainda diz que é o governo que não quer a tecnologia no Brasil? A presidAntA terrorista, quadrilheira, sequestradora, assaltante e outros quetais, quer só tráfico de drogas e banditismo, já que apoia fidel castro e o maduro podre da Venezuela com dinheiro dos impostos dos brasileiros. Ela quer implantar o comunismo e deixar o Brasil na miséria igual a Cuba. Petralha fdp vá pra cuba que te pariu!