TRANSLATE/TRADUTOR

sexta-feira, dezembro 06, 2013

REPORTAGEM-BOMBA DA REVISTA 'VEJA' É SOBRE O 'LIVRO-BOMBA' DE TUMA JR. O DELEGADO CONTA O QUE VIU NO GOVERNO LULA: ASSASSINATO DE REPUTAÇÕES: UM CRIME DE ESTADO.

Embora a matéria de capa seja a morte de Mandela, a reportagem-bomba de Veja desta semana que chega às bancas neste sábado, trata das revelações bombásticas do livro do delegado Romeu Tuma Jr, sobre o que viu durante o governo Lula. A chamada está discretamente no canto esquerdo da capa da revista, onde também se pode ler: “é de estarrecer”.
De fato o conteúdo do livro de Tuma Jr., traz revelações de coisas que “nunca antes ocorreram neste país”. Eis aí, portanto, o fio de uma meada que pode ser puxado para que a Nação conheça aquilo que se encontra no âmago do novelo.
Causa espécie o fato de que a grande mídia, sobretudo os jornalões diários e as redes de televisão não tenham se interessado, ao que parece, pelo livro-bomba. Tanto é que o que foi veiculado pela obra se resume a matérias em alguns sites noticiosos. Em contrapartida, os jornalões diariamente dão enorme destaque sobre o tal “cartel dos trens” que procura pura e simplesmente enlamear o governo do Estado de São Paulo. Só e apenas isto. A coisa faz parte do esquema eleitoral do PT, que quer por quer governar São Paulo. Se o aperitivo Haddad na Prefeitura já foi indigesto, imaginem o PT tomando contra do erário paulista? 

Como se vê, os jornalistas, em sua maioria cumprindo “missão” do partido - leia-se PT e Foro de São Paulo -, escamoteiam com extremo zelo as informações que, por alguma razão, possam turvar o horizonte eleitoral petista. O troço é milimetricamente calculado.
Assim, a revista Veja passa a ser o único e solitário veículo de comunicação brasileiro que não se verga e nem serve de instrumento ideológico para o movimento comunista internacional. 
Como acompanho diariamente o noticiário nacional e internacional estranhei a chamada de capa de Veja para o livro de Tuma Jr. Será que passsei batido?, me perguntei. Pode ser. Entretanto, recorri ao Google e descobri que o site Consultor Jurídico publicou uma matéria a respeito. Ainda que não vá a fundo, revela que os fatos narrados por Tuma Jr., são mesmo de arrepiar e confirmam que, sob o governo do PT, a Nação já vive sob o tacão de um Estado Policial. Desta forma, a reportagem de Veja vem tinindo!
Transcrevo parte da matéria do site Consultor Jurídico, que já pode dar uma idéia da reportagem-bomba de Veja desta semana. Leiam:
Gilmar Mendes não foi o único ministro do Supremo Tribunal Federal que teve escutas instaladas em seus telefones e no seu computador. Quando o episódio veio a público, em 2007, as apurações da Polícia Federal não conseguiram constatar que todos os ministros do STF estavam com seus telefones grampeados ou com escutas ambientais instaladas em seus computadores. E isso tudo feito por delegados da Polícia Federal.
As informações estão no livro Assassinato de reputações: um crime de Estado, um depoimento do ex-delegado de classe especial da Polícia Civil de São Paulo Romeu Tuma Jr. ao jornalista Claudio Júlio Tognolli. O livro é uma coleção de memórias de Tuma Jr., ex-secretário de Segurança Nacional do Ministério da Justiça, a respeito de relações suas e de seu pai, o senador Romeu Tuma, morto em 2010, com o governo petista. O lançamento do livro é previsto para as próximas semanas.
O grampo ao ministro Gilmar Mendes foi o único que de fato chegou a vazar e ficar comprovado. Mas, já em 2008, informações a respeito de escutas feitas aos outros juízes do Supremo rondavam as apurações e chegaram à imprensa. Em setembro daquele ano, uma comitiva de ministros do Supremo foi até ao gabinete do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva reclamar do uso indiscriminado das escutas ilegais, cobrando que a Presidência da República desse uma resposta enérgica ao que estava se tornando costume.
A primeira informação de grampo ao ministro Gilmar Mendes foi vazada em agosto de 2007. Policiais federais disseram que haviam interceptado uma ligação que comprovava que o então presidente do STF havia recebido “mimos” da construtora Gautama, investigada pela operação navalha, da PF. As informações, à época, eram que a Agência Brasileira de Inteligência, a Abin, era quem estava comandando as escutas e as operações de grampo. O episódio custou o cargo do então diretor da Abin, Paulo Lacerda.
Mas o que Tuma Jr. contou a Tognolli é que eram delegados e agentes da Polícia Federal que estavam no comando das operações. Ele cita, por exemplo, Protógenes Queiroz, então delegado e responsável por grandes operações, e o agente Idalberto Matias de Araújo, o Dadá. “Protógenes, Dadá e seus gansos e agentes fizeram uso dessa maleta para grampear todos os ministros do STF e o Lacerda pagou o pato”, resume o livro.
A carta
Tuma Jr. contou a Tognolli em seu livro que soube do grampo indiscriminado a ministros do Supremo por meio de uma carta enviada a ele pelo amigo Edson Oliveira, ex-diretor da Interpol no Brasil, no dia 2 de maio de 2011. Na carta, Oliveira diz que ficou sabendo do caso sem querer, numa conversa informal com o então presidente do Sindicato dos Policiais Federais do Rio de Janeiro, Telmo Correia, no fim de 2008. Eles trabalhavam juntos no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro.
O ex-presidente do Sindicato da PF no Rio contou que um amigo delegado da PF o procurou logo depois de a imprensa divulgar a descoberta de escutas telefônicas no STF, que tinham como alvo principal o ministro Gilmar Mendes. Seu amigo estava desesperado, pois tinha a certeza de que a história chegaria a ele a qualquer momento — e quando chegasse, não saberia o que fazer.
Edson Oliveira, então, passa a narrar que, preocupado com o teor da revelação, foi apurar o ocorrido. A partir de um cruzamento de dados, feito por ele e pelo agente da PF Alexandre Fraga, segundo a carta, chegou-se a um agente Távora, reputado como autor dos grampos aos ministros do STF. Na época, ele trabalhava na Delegacia Fazendária da PF no Rio. Era um policial com pouco tempo de casa, segundo Oliveira, “mas muito experiente em análise financeira e documental”.
“Távora participou de operações em Brasília, recebendo diárias, tendo passado vários meses naquela cidade, convocado para participar da equipe do delegado Protógenes [Queiroz, hoje deputado federal pelo PC do B]”, diz a carta. “Durante o levantamento feito, ficou evidente que a escuta realizada no STF foi feita com a utilização de equipamentos de gravação digital sem fio, de origem francesa, produto de um acordo feito entre o governo da França e o do Brasil.”
Aqui cabe uma explicação, contida no livro. Esse equipamento de grampo funciona dentro de uma maleta com se fosse uma estação de recepção e emissão de sinal de telefonia. Ela fica apontada à direção de onde está o telefone que será grampeado e a tela do equipamento mostra todos os números naquele raio de distância.
De acordo com Tognolli e Tuma Jr. no livro, essa “mala francesa”, como é chamada, entra no lugar da operadora de telefonia, funcionando como uma substituta. Dessa forma, o operador do grampo tem acesso a todas as operações feitas com o telefone e pode controlá-las. Ele pode, por exemplo, apagar o registro de uma ligação, ou fazer uma ligação a partir da máquina.
Segundo o depoimento de Tuma Jr., esse equipamento foi usado pelos arapongas da Polícia Federal no caso das escutas no Supremo. “Não só Gilmar Mendes foi grampeado como também todos os outros ministros do STF”, diz o livro. O ex-delegado relata ainda que, após fazer essa denúncia, Edson Oliveira foi alvo de perseguições na Polícia Federal. Clique AQUI para ler MAIS

LEIA TAMBÉM: LIVRO-BOMBA DE ROMEU TUMA JUNIOR REVELA SEGREDOS SÓRDIDOS DO PODER INCLUINDO A CONTA DO MENSALÃO NAS ILHAS CAYMAN!


14 comentários:

ERIC disse...

Por favor, a Veja também vai tratar o Mandela como santo, coisa que ele está longe de ser.

Para não parecer que estou mentindo, deem uma navegada nesta págima:

https://www.facebook.com/organizacaodecombateacorrupcao?ref=ts&fref=ts

Aluizio Amorim disse...

Eric,
vc tem razão. Por isso mesmo não estou nem aí para o fato de que Mandela morreu. Em vida viveu abraçado com Lula, Fidel Castro e demais tiranetes comunistas. O Mandela era um comunista. Se foi. Menos um.
Abraço.

Politica sem Medo disse...

Verdade Amorim, ainda bem que a revista traz essa reportagem "Bomba" do Tuma. Pelo menos sabemos que a revista esta atuando e ativa. Confiamos nela para continuar deixando a petralhada de cabelo em pe.

Anônimo disse...

Sei que a Veja não poderia deixar de render homenagem ao Mandela, capa da revista.

Mas, a reportagem do LIVRO-BOMBA de Tuma Jr. deveria ter tido maior destaque. Esta sim vai deixar os petralhas irados !!!


Chris/SP

Alexandre, The Great disse...

O Delegado Romeu Tuma Júnior cita o "Assassinato de Reputações", mas bem que poderia tratar de outros assassinatos igualmente praticados pelo partido ao qual serviu, afinal ele é policial.

Geová Elias G. Silva disse...

Todo falecido merece respeito, Mais o Mandela pelo que fez no passado, é muito negro e violento(Antes de ser presidente) é ele era Comunista adorava Lula, Fidel e isso para mim é o fim para á moral de um homem.
Sinto muito mais já foi tarde!

Anônimo disse...

porra, nao podia ter divido a capa com o Mandela!!!!

por que VEJA nao esperou ate o proximo domingo e lançou edição especial com capa vip para o assunto???

Raphael Costa disse...

Penso que o país vai de mau a pior,esse consumismo desenfreado é para esconder os maus feitos na saúde,segurança,educação.Esta reportagem é a ponta de ice berg que muitos não tem idéia do tamanho.

Anônimo disse...

Tânia SP
Aluizio, esta reportagem merecia CAPA e não este comunista ai (que p/ mim já foi tarde, demorô), mas mesmo assim merece destaque e vamos nós fazer a nossa parte em mergulhar isto na net, redes sociais e tudo mais, a ptralhada já deve tá se borrando, Tuma Júnior q se cuide, prq a petezada "fazem os diabos", não é?

Anônimo disse...

Nossa!!! Q povo mais sem noção. Mandela merecia sim a capa. Q ridículo comentar q o cara já foi tarde, pura falta de respeito. Ah, concordo q tbm merecia ser capa a matéria do ´´ livro bomba´´.

Paulo disse...

SEM DÚVIDA!
MANDELA FOI UM GRANDE DEMOCRATA!
Mas.
Porém.
Todavia.
Contudo, Mandela e seu partido, o Congresso Nacional Africano (CNA), por décadas têm uma relação muito próxima às ideologias do Partido Comunista da África do Sul, que, como é normal entre os esquerdistas, admite o aborto como direito da mulher, sem problema algum, observando-se pelo abaixo:
“O Partido Comunista da África do Sul acredita que toda mulher tem direito ao controle sobre seu próprio corpo e também direito a tomar decisões independentes sobre sua vida reprodutiva. Somado a isto, toda mulher deveria ter o direito a escolher se ou não deseja terminar uma gravidez”.
Vejam o que a imprensa amestrada é capaz de fazer: provar que gato é lebre, poucos darem conta da coisa e elevar um çanto, como foi Mandela à honra dos altares, pelo menos é admitido nos dos satanistas marxistas e de alguns idiotizados ou comprados artistas musicais.
Ele sempre se afirmou democrata - todo comunistas se diz democrata - sim, idem seu partido; pior: essa dissimulação funciona bem, poucos dão conta da cilada em que os lançam.
O que sei do Mandela, seu CNA e associações com as ideologias comuno-marxistas e se resumem bem no post.
Seria um tão “Democrata” e convicto libertário como o muçulmano Obama, só falta botar o kuffiah, aquele pano na cabeça, Lula, Dilma, Falcão, Stálin, Castro, Chávez, Black blocs…
Estender-me muito a respeito dele é até perda de tempo

Anônimo disse...

Tânia SP
Ao anônimo que disse que o "povo é sem noção" e que "ele já foi tarde" digo e repito isto mil vezes sim, um comuna a menos.
Sem noção é vc que provavelmente não lê e não se informa, se precisar disponho pra vc uma infinidade de livros e artigos dos quais são comprovados sim, que este comunista que o povo "idiotas úteis" estão idolatrando são pessoas como vc, que não lê e não sabe nada, primeiro pra discordar de alguém vc tem q estar embasado em fatos, ok? E se discutir comigo, vai perder em cheio, sou ALFABETIZADA E LEIO, ok? precisa q eu desenhe? Sou exímia em desenho tbm. Leia, mas leia muito pra postar comentários, prq este que vc postou, não tem serventia p/ e não acrescentou em nada, precisamos de comentários que acrescentem e não é o seu caso, ok? E eu não sou ANÔNIMA, posto c/ o meu nome, dou a cara para bater, não me escondo no anonimato.
Aluizio, fica a s/ criterio o blog é seu, peço desculpas, mas tem pessoas muito ignorantes que tiram a gente do sério c/ estes "mimimis".

Anônimo disse...

Tânia SP
Só pra finalizar....este comunista não merecia CAPA não, quem merecia capa era o livro do Romeu Tuma Jr., isto sim seria uma verdadeira CAPA e não deste comunista que já foi tarde sim, demorô!!!. Cada comunista que vai estou contando, contando ....
menos um....

Marcus disse...

Sinceramente não vejo qq possibilidade de as acusações publicadas na Revista Veja,extraídas do livro do Tuma Jr,tenham resultados positivos em investigações,e depoimentos por qq dos envolvidos.Infelizmente vivemos um período de inércia total.Seja politicamente,moral e de valores.Temos uma oposição,omissa,fraca,acuada e extremamente covarde.Onde as barbáries são simplesmente ignoradas pela mídia e por aqueles que deveriam por obrigação fazer cumprir com os direitos constitucionais.A maioria das nossas Instituições sequer mostra uma simples indignação contra as ilicitudes rotineiramente cometidas.