TRANSLATE/TRADUTOR

sábado, março 08, 2014

GARIS DO RIO DE JANEIRO SENTEM O MAU CHEIRO EXALADO PELOS ESBIRROS DO PT

Os garis do Rio aos poucos voltam ao trabalho, mas a tendência é de que o movimento de greve que teve início no último sábado seja mantido. Nesta sexta-feira, surgiu mais um indício de que o movimento vai um pouco além das reivindicações legítimas por salários. Dos dez garis que formaram inicialmente uma comissão para negociar com a prefeitura e a Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb), nove abandonaram a frente das manifestações. O único que ficou é Célio Viana, 48 anos, filiado e candidato a vereador pelo Partido da República (PR) em 2012.
Depois de deixar a comissão, o gari Fábio Coutinho afirmou ao site de VEJA que o objetivo é melhorar as condições de trabalho, não criar uma trincheira política. “Não estamos aqui para entrar em briga partidária, mas para lutar pelos nossos direitos. Quando percebi que até gente do sindicato dos professores estavam entrando nos protestos, resolvi tirar minha rapaziada. Tem coisas que não vamos conseguir com greve, só na Justiça. Por isso voltei a trabalhar", afirmou.
A coleta de lixo está sendo progressivamente retomada. Mas ainda há ruas repletas de sujeira e resíduos em diversas regiões. No entanto, um grupo de dissidentes grevistas iniciou um protesto nesta sexta-feira em frente ao prédio da Prefeitura do Rio de Janeiro, na Cidade Nova, no Centro do Rio. 
Coutinho deixou o movimento insatisfeito com os resultados. Ele reclama também da atuação do Sindicato dos Empregados de Empresas de Asseio e Conservação do município do Rio de Janeiro. Para o gari, faltou empenho dos sindicalistas na negociação por aumento salarial, porque o reajuste obtido já estava assegurado em acordos coletivos de anos anteriores.
O salário atual dos garis, de 806,12 reais, está 3,59 reais acima do piso das empregadas domésticas. O aumento de 9% anunciado pelo município do Rio na segunda-feira, elevaria o piso da categoria para 874,79 reais – isso porque, desde 2012, ficou acordado entre Comlurb e sindicato que a categoria não poderia receber salário inferior ao das empregadas domésticas. Os garis têm, sobre esse valor, 40% de adicional por insalubridade, o que eleva o vencimento mínimo de um iniciante para 1.224,70 reais. Os grevistas reivindicam salário-base de 1.200 reais, porque o adicional por insalubridade deixa de ser recebido em caso de afastamento por doença ou após a aposentadoria. O único aumento concedido até agora, além do que já estava acordado, é o de 1,68% para o salário-base de quem tem mais de dois anos de serviço na empresa. Do site da revista Veja

2 comentários:

Anônimo disse...


Lixo une Anthony Garotinho e Marcelo Freixo...

http://jovempan.uol.com.br/opiniao-jovem-pan/comentaristas/reinaldo-azevedo/lixo-une-anthony-garotinho-e-marcelo-freixo.html

sanseverina disse...

A cumpanhera que no tempo da militância em Belô era como aquele papagaio da piada, não falava mas observava tudo, continua quase a mesma: agora prisidAnta, tem que se expressar. Como a dupla de neurônios ( um de porre, como se viu em Lisboa, e o outro na madorra) não ajuda, ela recorre à associação de ideias, e como não as tem, vai de associação de sons, tocando de ouvido como recentemente em Bruxelas: com atividades diferentes e mais de século e meio entre eles Monet e Montesquieu começam com MON. A mistura dos franceses, assim como uma caipirinha de vodca, seria admirada como erudição pela nossa patuleia (e não falo só da plebe ignara, mas também das últimas safras de universitários), mas caiu mal pra burro para quem sabe ler lá e cá. Na atual crise venezuelana, assessorada pelas eminências pardas de que dispõe (muitas!), retorna ao mutismo confortável do papagaio observador. E, por omissão consciente, mantém o status de sua própria natureza capachilda.