TRANSLATE/TRADUTOR

sábado, outubro 04, 2014

CADA ELEITOR PODERÁ SER UM FISCAL NESTAS ELEIÇÕES. BASTA POSSUIR UM TELEFONE CELULAR. VEJA COMO FUNCIONA.


O professor Diego Aranha, da Unicamp, pesquisador nas áreas de segurança computacional e criptografia, juntamente com Helder Ribeiro, empreendedor digital, desenvolveram o projeto Você Fiscal, que irá permitir, pela primeira vez, uma auditoria independente do resultado das eleições.
O professor Aranha explica que o sistema de urnas eletrônicas usado no Brasil tem falhas de segurança e também não emite o comprovante do voto para ser depositado numa urna com a finalidade de viabilizar uma recontagem dos votos, ou seja, uma auditoria, caso surjam dúvidas com relação ao resultado.
Por isso surgiu o projeto Você Fiscal, cujo site contendo todas as explicações sobre o projeto e como irá funcionar pode ser acessado aqui.
A inovação está no fato desse sistema independente de auditoria utilizar telefones celulares, os smartphones, contando inclusive com um aplicativo gratuito disponível no Google Play.
Nos vídeos que ilustram este post você poderá ver como funciona. É simples. Clique aqui e vá diretamente até o site Você Fiscal. Nesta eleição cada eleitor poderá ser um fiscal independente.

4 comentários:

Augusto disse...

Aposta do Carlinhos Vidente ... TOMARA!!! https://www.youtube.com/watch?v=YTYzeFThcqk

Anônimo disse...

Um programa pode ter uma rotina para manipular votos. Assim, esse BU fotografado poderá apenas garantir que a urna é segura, porque a manipulação foi feita antes, no registro do voto.

Somente se o programa fosse gravado numa ROM e seu código disponibilizado (o programa fonte) bem como a versão do compilador. Assim, a ROM soldada na placa da urna poderia ser lida, copiada e auditada in loco.

Aliás a urna deveria ter no programa uma rotina para imprimeir o BU e aí sim, haveria segurança possível.

...mas la garantia é lo TSE com um advogado petista como presidente. Só isso já demonstra quem controla as urnas, o programa e a apuração.

O programa tinha que ser gravado uma ROM soldada e que emitisse o tal BU na hora marcada (dentro do programa) automaticamente. Tal ROM poderia ser lida e copiada lá dentro da seção por quem solicitasse previamente autorização. Assim com o código fonte sendo fornecido com a versão do compilador, facilmente se poderia auditar o programa gravado na ROM sem nem mesmo a necessidade de debugar que seria a confirmação final.

Abs.

Anônimo disse...

Caro Aluízio
Tem um vídeo do Carlinhos Vidente lá no Alerta Total onde ele reitera que o Aécio ganhará as eleições. Ha uns meses atrás já o tinha visto no SBT dizendo a mesma coisa.
Esther

Anônimo disse...

Ótima ideia!

Não garante a contagem por urna, mas serve como comprovação da honestidade na contagem dos votos, outra fragilidade no processo eleitoral.

Vou tentar obter esta informação na minha seção eleitoral e contribuir para o processo.