TRANSLATE/TRADUTOR

sexta-feira, outubro 31, 2014

ESPECIALISTA AFIRMA QUE URNA ELETRÔNICA BRASILEIRA É DE PRIMEIRA GERAÇÃO E ESTÁ PROIBIDA NOS PAÍSES DE PRIMEIRO MUNDO. JÁ ESTÁ DISPONÍVEL A URNA DE TERCEIRA GERAÇÃO.


Este vídeo apresenta uma entrevista sobre urnas eletrônicas que, a cada eleição, são questionadas. Em parte esses questionamentos fazem sentido, porque a urna eletrônica brasileira é muito antiga, de primeira geração. Antes do Brasil a Holanda utilizou esse tipo de urna, mas acabou sendo proibida. 

O entrevistado é o conhecido especialista em sistemas de votação eletrônico, o engenheiro Amilcar Brunazzo. O especialista explica nesta entrevista, que foi ao ar pela JustTV em 2012, que a urna eletrônicabrasileira já está ultrapassada e só é usada atualmente no Brasil e na Índia.

Brunazzo informa que o sistema de voto eletrônico já possui urnas de terceira geração que imprimem o voto para ser depositado em urna convencional de forma a propiciar uma recontagem dos votos quando isso é requerido por partidos ou candidatos. Prestem a atenção para o sistema de voto eletrônico que ele mostra mais ao final da entrevita em que a cédula possui um chip. Antes de colocar o voto na urna o eleitor introduz o voto em outra máquina que informa se o chip está funcionando de acordo.

Neste tipo de urna eletrônica, além do chip, a cédula contém o voto do eleitor por escrito. Numa recontagem, falhando o chip, vale o que está escrito no voto!

A entrevista é muito interessante e esclarece bem a questão. Mas resta a indagação: por que a Justiça Eleitoral brasileira teima em manter em uso essas urnas velhas de primeira geração se já há disponível no mercado equipamento moderno e confiável e que permite eventual recontagem dos votos?

17 comentários:

MARAT disse...

.
Mas resta a indagação: por que a Justiça Eleitoral brasileira teima em manter em uso essas urnas velhas de primeira geração se já há disponível no mercado equipamento moderno e confiável e que permite eventual recontagem dos votos?
.
RESPOSTA ÓBVIA: É mais fácil de manipular o resultado. E aliado a urna, um software ABERTO. Ou seja, qualquer um com conhecimentos medianos de programação faz alterações.

Anônimo disse...

o mais impressionante de tudo é que praticamente todos os jornalistas dos jornalões dessepaiz optam exatamente pela opinião dos outros "especialistas" que praticamente dizem que essa estrovenga maldita é mais segura do que o nascer do sol...

essas estrovengas cruzam o país pra la e pra cá, passando por todos os recantos e todos os grotões, e sabe-se la o que acontece com cada uma delas nessas andanças pelo Brasil afora...

o transporte é escoltado por forte aparato policial?

se não me engano, já li em algum lugar que em sessões mais isoladas é o chefe da birosca denominada zona eleitoral que enfia a urna dentro do próprio carro e a leva para o local de coleta...

segurança total...rsrsr

alguém ainda precisa me explicar o que é aquele vídeo onde aparecem algumas pessoas com uma urna, o pendrive e as folhas de registro dos eleitores...

aquilo é fruto da minha imaginação, nada daquilo aconteceu de verdade?

curioso que nenhum dos jornalistas investigativos dessepaiz se interessou em investigar alguns dos casos...

o time da Bolha de SP, sempre tao rápido em investigar falcatruas, parece que nem da cadeira tirou a bunda...

Anônimo disse...

Ora, ora, ora... A resposta é óbvia.

Anônimo disse...

Foro de SP que nada...

parece que o nosso adversário mais poderoso tem três letras...

a ação é imperial...

não permite questionamentos, aprimoramento do sistema e muito menos contestação dos seus vereditos...

já fui um critico feroz dos que se abstém de votar...

mas se nada mudar ate 2018, entro pra essa turma...

Anônimo disse...

Não precisa de provas não. A inteligência pegou o inteligente. Inexiste lei que permita ao Presidente do TSE isolar o resultado com técnicos por três horas. Foi afrontado o princípio da transparência, base legal para todas as medidas legais que quiserem propor, simples assim. Observe-se que nem os demais Ministros integrantes do Tribunal Superior Eleitoral puderam fiscalizar. Isto se chama CRIME ELEITORAL e prevaricação. Para o bem do Brasil vamos aclarar estas dúvidas.

Anônimo disse...

Não são apenas as urnas, a totalização é ajustada se o resultado desejado não estiver ocorrendo.

A imprensa anunciou que, no dia 10.12.13, foi apresentado um caminho para fraudar o resultado das eleições para mais de 100 pessoas que lotaram o auditório da Sociedade de Engenheiros e Arquitetos do Rio de Janeiro (SEAERJ), no decorrer do seminário "A urna eletrônica é confiável?". Acompanhado por um especialista em transmissão de dados, Reinaldo Mendonça, e do delegado Alexandre Neto, um jovem hacker de 19 anos, identificado apenas como Rangel, mostrou como, através de acesso ilegal e privilegiado à intranet da Justiça Eleitoral no Rio de Janeiro, sob a responsabilidade técnica da empresa Oi – interceptou os dados alimentadores do sistema de totalização e, após o retardo do envio desses dados aos computadores da Justiça, modificou resultados beneficiando candidatos em detrimento de outros – sem nada ser oficialmente detectado.

"A gente entra na rede da Justiça Eleitoral quando os resultados estão sendo transmitidos para a totalização e depois que 50% dos dados já foram transmitidos, atuamos. Modificamos resultados mesmo quando a totalização está prestes a ser fechada", explicou Rangel, ao detalhar em linhas gerais como atuava para fraudar resultados.

O depoimento do hacker foi chocante até para os palestrantes convidados para o seminário, como o jornalista Osvaldo Maneschy, coordenador e organizador do livro Burla Eletrônica. Rangel, que está vivendo com proteção policial e já prestou depoimento na Polícia Federal, declarou aos presentes que não atuava sozinho: fazia parte de pequeno grupo que, através de acessos privilegiados à rede de dados da Oi, alterava votações antes que elas fossem oficialmente computadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Ocorre que estava previsto o retorno da impressão do voto eletrônico, a partir das eleições de 2014, porém no dia 6 de novembro de 2013, o Supremo Tribunal Federal aplicou um golpe mortal na incipiente democracia brasileira ao julgar inconstitucional o Artigo 5º da minirreforma eleitoral de 2009, que estabelecia o voto impresso nas eleições, acompanhando o voto da relatora ministra Cármen Lúcia.

Por unanimidade dos presentes, os ministros entenderam que a norma viola o segredo do voto do eleitor. De acordo com a regra, a partir das eleições de 2014, após a confirmação final do voto pelo eleitor, a urna eletrônica imprimiria um número único de identificação do voto associado à sua própria assinatura digital. A ideia era que os votos impressos ajudassem nas auditorias sobre o funcionamento das urnas eletrônicas, uma vez que seriam um parâmetro de conferência para os boletins de urna.

Anônimo disse...

a inviolabilidade das urnas é tao real quanto o cenário desse programa do vídeo ai...rsrsr

Anônimo disse...

Neste momento, o Brasil deve dar às democracias de todo o mundo um exemplo de grandeza democrática, permitindo a auditoria. É assim que se faz nas democracias, sem medo, sem titubeios.

Carlo Germani disse...

Tudo que ocorre de errado neste no Brasil é programado para ser assim.

É evidente que a manutenção das urnas de 1ª geração (sem o voto impresso e outras atualizações)atende aos interesses
da corja de psicopatas no poder.

Agora,o mais estarrecedor é a conivência e subserviência das pseudas-oposições,a começar pelo PSDB,em não questionar e exigir um sistema eleitoral eletrônico de última geração.

PS-Alguém pode informr o paradeiro do ex-candidato à presidência da República,Aécio Neves,portador de 51.041.010 de votos (inclusive o meu)?

Anônimo disse...

Aluizio,

O video é antigo. Até o ano passado, apenas o Brasil e a Índia tinham urna de primeira geração como a nossa; no ano passado, depois que um hacker levou uma copia da urna indiana em 2012 para Harvard e em questão de poucas horas ela teve seu sistema quebrado e invadido por um grupo de professor de lá, a Índia abandonou esse tipo de urna, determinado pela Suprema Corte da India em out/2013. Em alguns países como a Holanda, esse tipo de urna é proibido por lei.

Tanto o Amilcar quanto eu fazemos parte do CMInd – Comitê Multidisciplinar Independente, suprapartidário, que avalia a nossa e outras urnas (http://pt.wikipedia.org/wiki/Comit%C3%AA_Multidisciplinar_Independente) e que criado em 2009. O CMInd possui 12 membros: 3 advogados, 4 prof. universitários, 4 técnicos com experiência em urna eletrônica (representam partidos no TSE) e 1 jornalista.

Pode-se acessar o site do Eng. Amilcar, com acesso a tudo o que você puder imaginar sobre urna eletrônica, principalmente a brasileira: Página do Voto-e: http://www.brunazo.eng.br/voto-e/indice.htm#indice!

Continue com o bom trabalho!

Clovis Fernandes
ITA
-- --- ----

Anônimo disse...

Li o comentario de Clovis Fernandes e tem gente que ainda tem duvidas da fraude; como que o psdb aceita isso substimando analises tecnicas e paises de 1* mundo de alta tecnologia; e' comparar teco-teco com naves espaciais. Cade a brilhante inteligencia das cabecas que sao do psdb; inteligente e' o PT !

Anônimo disse...

Bom que o povo saiba que houve eleições.
Os votantes de nada valem.
Mas os que contam os votos decidem tudo - Stálin.
Precisa de algo mais?

Anônimo disse...

Aloísio,
Esta sensação de impotência é o que mais me incomoda. Pelo que notamos mais de 90 % dos políticos, imprensa, órgãos que deveriam defender a lisura estão juntos com estes que nós fazem de palhaços. Porque isso não foi escancarado pelo PSDB nos debates e no horário eleitoral? Me assusta o fato da passividade da "oposição". O povo tem que sair as ruas ou vai ser tarde demais.

Anônimo disse...

Vendo este vídeo parece que estou vendo as plateias da Coreia do Norte aquelas palmas mecânicas, tudo robotizado.

Tem como descobrir o nome do militar que está nesta "comemoração"

http://www.youtube.com/watch?v=lwRtq5jdlBQ#t=171

Anônimo disse...

todo mundo já arregou...

jornalistões, jornalistinhas, blogueirões, blogueirinhos, politicozãos e politicozinhos...

bastou um, apenas um!!, ministro do TSE dar um piti vitimista e se fazer de ofendido que serviu como resposta a todas denuncias que estão pela internet afora...

o "argumento" pra desmontar toda a mobilização em torno das supostas fraudes foi: "cês tão desconfiando dinóis, como pode?"

e teve um outro que disse que o que esta em jogo com a desconfiança é a imagem do país...

é pra rir ou pra chorar?

como se a nossa imagem no exterior fosse de uma excelência sem precedentes...

a nossa imagem em relação ao sistema eleitoral é tao boa, mas tao boa que nenhum país civilizado quer imitar nóis...

é brin-ca-dei-ra!!!

também arregarei...

não voto mais...

não tenho a menor vocação pra palhaço...

Mauro de Curitiba disse...

O especialista diz que a Venezuela é um dos países que usam um sistema mais avançado que o brasileiro. Contudo, lembro que as últimas eleições naquele país foram denunciadas como fraudulentas...

Anônimo disse...

Sabe-se apenas que o militar que aparece no vídeo indicado é um coronel do exército brasileiro.