TRANSLATE/TRADUTOR

sexta-feira, junho 19, 2015

GRANDALHÕES DA ODEBRECHT E GUTIERREZ AMIGOS DO LULA FORAM PRESOS NESTA SEXTA-FEIRA NA OPERAÇÃO LAVA JATO

Polícia Federal cumpre mandado na sede da Odebrecht em São Paulo, na manhã desta sexta-feira (19). A ação faz parte da 14ª fase da Operação Lava Jato e está sendo cumprida em quatros estados pelo país. Foto: Veja
A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira a 14ª fase da Operação Lava Jato, batizada de Erga Omnes (do latim, Vale para Todos), e mira agora as construtoras Norberto Odebrecht e Andrade Gutierrez. Cerca de 220 agentes cumprem doze mandados de prisão e 38 de busca e apreensão em quatro estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul). Alvos de mandados de prisão preventiva, o diretor-presidente da Odebrecht, Marcelo Odebrecht, e o presidente da Andrade Gutierrez, Otávio Marques de Azevedo, já foram presos.
Também foram expedidos mandados de prisão preventiva contra o diretor de Relações Institucionais da Odebrecht, Alexandrino Alencar, apontado por delatores do petrolão como operador de propina na empreiteira, o diretor Rogério Araújo, da Odebrecht Plantas Industriais e Participações, e o executivo Márcio Faria, citado por delatores como o contato da construtora no Clube do Bilhão. Entre 2008 e 2012, Alencar encontrou-se diversas vezes com Rafael Angulo Lopez, auxiliar do doleiro Alberto Youssef que, além de distribuir a propina do petrolão para políticos, também fazia depósitos em contas no exterior para beneficiários do esquema criminoso. O executivo chegou a viajar com o ex-presidente Lula para o exterior em uma "missão oficial" do petista para Guiné Equatorial. Já Araújo foi apontado pelo ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa como a pessoa que sugeriu a ele que abrisse uma conta no exterior para receber propina da empresa. Em nota, a construtora classificou os mandados como "desnecessários", uma vez que afirma que os executivos já colaboravam com as investigações.
Há mandados de prisão também contra Paulo Dalmazzo, ex-presidente da área de Engenharia da Andrade Gutierrez e citado por Paulo Roberto Costa como responsável pelo pagamento de propina na empresa. A empresa afirma, em nota, que não tem qualquer relação com os fatos investigados na Lava Jato.
Embora citadas por delatores do petrolão as duas gigantes da contrução hoje na mira da PF passavam ilesas até aqui: ao contrário das concorrentes OAS, Camargo Corrêa e UTC, por exemplo, ainda não tinha executivos presos na Lava Jato. Dentre as construtoras que integravam o chamado Clube do Bilhão, Odebrecht e Andrade Gutierez são algumas das mais próximas de poderosos em Brasília. A primeira chegou até a bancar viagens do ex-presidente Lula ao exterior. A Procuradoria da República no DF investiga se o petista cometeu tráfico de influência ao articular contratos em benefício da empreiteira.
Na nova fase da Lava Jato são cumpridos 59 mandados judiciais - além dos 38 de busca e apreensão, nove de condução coercitiva, oito de prisão preventiva e quatro de prisão temporária. No cerco contra agentes que atuaram nas fraudes a contratos com a Petrobras, os mandados estão sendo cumpridos em São Paulo, Jundiaí, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre. Os presos serão levados para a superintendência da Polícia Federal em Curitiba.
Confira, na íntegra, a nota da Odebrecht sobre a operação:
A Construtora Norberto Odebrecht (CNO) confirma a operação da Polícia Federal em seus escritórios em São Paulo e Rio de Janeiro, para o cumprimento de mandados de busca e apreensão. Da mesma forma, alguns mandados de prisão e condução coercitiva foram emitidos.
Como é de conhecimento público, a CNO entende que estes mandados são desnecessários, uma vez que a empresa e seus executivos, desde o início da operação Lava Jato, sempre estiveram à disposição das autoridades para colaborar com as investigações.
Confira a íntegra da nota da Andrade Gutierrez:

A Andrade Gutierrez informa que está acompanhando o andamento da 14ª fase da Operação Lava Jato e prestando todo o apoio necessário aos seus executivos nesse momento. A empresa informa ainda que está colaborando com as investigações no intuito de que todos os assuntos em pauta sejam esclarecidos o mais rapidamente possível. A Andrade Gutierrez reitera, como vem fazendo desde o início das investigações, que não tem ou teve qualquer relação com os fatos investigados pela Operação Lava Jato, e espera poder esclarecer todas os questionamentos da Justiça o quanto antes. Do site da revista Veja

9 comentários:

Anônimo disse...

Que coisa linda.

Carlo Germani disse...

Pelo "andar da carruagem",a má-sorte de Lula está selada.

O desmonte deve ser generalizado.Lula,Dilma,Dirceu e toda a canalha de comunas abrigados em partidos de esquerda e extrema esquerda devem ser varridos na vida política e publica do Brasil.

PS:Curiosidade:Quando serão pegos,presos e condenados os canalhas tipo Leonardo Attuch do chapa branca Brasil 247?

Attuch,depois que entrou de mala e cuia na causa do petismo-comunismo,ficou milionário (vide patrocínio milionário da Caixa,BB,...).

E continua com a desfaçatez de que nada lhe acontecerá. Será?

PS3:Justiça seja feita ao Jornalista Tognolli que se retirou a tempo
da parceria com Attuch,revelando caráter e seriedade profissional.

Anônimo disse...

nunca chega a vez desse desgraçado?

Anônimo disse...

Quando chegará a vez do safado 9fingers ser preso????

Parabéns ao Juiz Sergio Moro! Esta notícia não poderia ser melhor para uma sexta feira.


Chris/SP

Rudnik disse...

Parabéns juiz Sérgio Moro. Quando será a vez do nove dedos e da bandilma?

Anônimo disse...

Sera que eu vou ler uma noticia assim?: "Lula e Dilma na cadeia"

Anônimo disse...

Gostaria que o Presidente da AG explicasse como ele foi convencido pela PresidANTA Dilma a reformar o Estádio Beira-Rio, pertencente ao Inter, o qual custou 400 milhões de reais e o dinheiro saiu todo do bolso dele, segundo o próprio declarou.
O que foi prometido pela Dilma a ele? Alguém tem coragem de acreditar na tese de investimento num Clube de futebol, apoiado por políticos do PT gaúcho entre os quais a própria Presidenta e seu ex-marido?
Tirar 400 milhões do próprio bolso não é para qualquer um, e mesmo assim é um investimento que 99,9% dos empresários de segaria a fazer.
O que foi prometido pela Dilma ao Presidente da AG?
Dr. Moro, questione isso ao Presidente da AG e, se necessário, arrole gente como Noveletto (Presidente da FGF), Tarso Genro (ex-Governador do RS), Fortunatti (Prefeito de Porto Alegre), entre outros.

Anônimo disse...

Pelo nome da operação, e um aviso pro lula e cúmplices (estamos chegando).

Anônimo disse...

Por que não pegam essa merda do Lula? O Brasil quer ver esse vagabundo algemado indo para a cadeia!