TRANSLATE/TRADUTOR

sexta-feira, setembro 11, 2015

AGORA É OFICIAL: LULA ESTÁ SENDO INVESTIGADO PELA POLÍCIA FEDERAL SOB SUSPEITA DE ENVOLVIMENTO NA ROUBALHEIRA DA PETROBRAS.

Documento mostra pedido da Polícia Federal para ouvir o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no inquérito que investiga políticos na operação Lava Jato (Foto: Reprodução/Época) - Clique sobre a imagem para vê-la ampliada
Agora é oficial: o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é suspeito de ter se beneficiado do petrolão para obter vantagens pessoais, para o PT e para o governo. A suspeita consta em documento da Polícia Federal. Nele, pede-se ao Supremo Tribunal Federal autorização para ouvir Lula no inquérito que investiga políticos na operação Lava Jato.
O documento, enviado ao STF anteontem, na quarta-feira, é assinado pelo delegado Josélio Sousa, do grupo da PF em Brasília que atua no caso. Assim escreveu o delegado: “Atenta ao aspecto político dos acontecimentos, a presente investigação não pode se furtar de trazer à luz da apuração dos fatos a pessoa do então presidente da República, LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA que, na condição de mandatário máximo do país, pode ter sido beneficiado pela esquema em cursa na PETROBRAS, obtendo vantagens para si, para seu partido, o PT, ou mesmo para seu governo, com a manutenção de uma base de apoio partidário sustentada â custa de negócios ilícitos na referida estatal”.
Para a PF, “os fatos evidenciam que o esquema que ora se apura é, antes de tudo, um esquema de poder político alimentado com vultosos recursos da maior empresa do Brasil”.
Diante de tais suspeitas, a PF elencou a lista de pessoas do “primeiro escalão” que deveriam ser ouvidas. Lula está lá, embora não tenha mais foro privilegiado. A PF não explica por que pediu ao Supremo a tomada do depoimento - e não à primeira instância.  “Neste cenário fático, faz-se necessário trazer aos autos as declarações do então mandatário maior da nação, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, a fim de que apresente a sua versão para os fatos investigados, que atingem o núcleo político-partidário de seu governo”. Do site da revista Época

23 comentários:

Augusto disse...

Acho que sou muito BURRO.
Se o cara não tem mais foro privilegiado, porque a PF tem que pedir autorização ao STF???

Anônimo disse...

Não precisa investigar , pode prender.
Todos sabem que o Pixuleco nove dedos é o chefe da quadrilha .

Anônimo disse...

Podem prender o lula e jogar a chave fora - já vai tarde. E, como não tem foro privilegiado a PF não precisava de autorização do STF, o certo é prender e ficar em Curitiba.

Anônimo disse...

Investigar?
Bandido bom é bandido preso, já dizia outra figura nefasta da política brasileira recente.

Anônimo disse...

COM O TUMOR MALIGNO PT, A OPORTUNIDADE FAZ O LADRÃO!
Pixuleco é doutor em dissimulação e oportunismo: viu ontem nas tvs como ficou satisfeito quando em seu (des)governo o Brasil foi elevado a título de bom pagador?
E graças a ele e seu bando organizado foi rebaixado e desculpou dizendo que essa foi de pouca valia, algo sem importância, como saiu de fininho?
A ÉTICA-MORAL E RELIGIÃO da praga comunista é o oportunismo!
Aliás, a greve do INSS não parece com as greves que os fabricantes de veículos encomendavam outrora quando o pátio estava lotado? Um "sindicalista" mamava, descontavam-se os dias parados até regular o estoque...
Agora o INSS evita despesas com as aposentadorias que deixam de realizar enquanto parado, e o futuro aposentado, que vá catar minhocas no asfalto com picareta de borracha com o sol bem quente, ao meio dia!
Solução inicial pro Brasil: desempoleirar o PT; quem vier, pior não será, não tem jeito!

Anônimo disse...

Boa tarde Aluizio, Gostaria de entender a necessidade de se pedir autorização para o STF para fazer umas perguntinhas ao Pixuleko? Pô, o cara um dia, infelizmente, foi presidente, mas não é mais! Que diabos está acontecendo? Por que dar a esta figura um tratamento que não faz jus? Tudo bem, tem o lado bom da história que é ver que a batata do meliante tá assando!

Anônimo disse...

Realmente: Porque pedir autorização STF?
Será que estão armando circo?
Aluízio pode responder a minha dúvida?

Anônimo disse...

NÃO TIVE COMO CONFERIR, MAS SEGUNDO INFORMES, SOBRINHO DE LULA É PRESO COM $$$$, EM CANARAMA/MS. Disse que a grana era do tio e ia comprar uma fazenda. Verefiquem!!! 6 milhões

José Augusto disse...

Vixiii... agora ele não volta da Argentina!!!

Anônimo disse...

o melhor da charge é um detalhe meio "sutil"...

a caganeira...

Anônimo disse...

Este país parece o filme Idiocracia, O Mundo Governado por Idiotas. Afinal, se o Lula não é ministro nem presidente, logo não tem foro privilegiado, porque pedir permissão ao STF? Povo maluco! Votaram 2x no Lula, 2x na Dilma, e agora ainda pensam que o Lula é presidente? Agora só falta o STF negar! Haja saco pra aguentar tanta burrice!!!

Paulo Helmich disse...

Apesar de Lula não ter foro Privilegiado, foi necessária a autorização do STF porque o inquérito investiga políticos com foro!

Anônimo disse...

11 setembro, 2015

Ficar na Argentina decaída é coisa de classe média que paga a conta e está na merda. Ele vai para seu apê em Paris, depois uma esticadinha na Itália, ver sua criação de cavalos, uma descanso em Mônaco ver com funcionam os cassinos, afinal o Resort Silva, em Cuba precisa de atrativos.
Lula é mestre e sabe aproveitar a vida.

Anônimo disse...

11 setembro, 2015

Esse homem só tem sobrinhos "empresários"
.
"...com ar de Che Guevara playboy, se chama Taiguara Rodrigues dos Santos. É figura conhecida na rede de negócios de empresas brasileiras em Cuba, na África e na Europa. Até 2009, ele ganhava a vida em Santos, no litoral de São Paulo, onde se estabelecera como pequeno empresário, dono de 50% de uma firma especializada em fechar varandas de apartamentos. Taiguara tinha uma rotina compatível com seus rendimentos. Seu apartamento era um quarto e sala. Na garagem, um carro velho. A partir de 2009 a vida dele começou a mudar para melhor - muito melhor. De pequeno empresário do ramo de fechamento de varandas, ele se reinventou como desbravador de fronteiras de negócios no exterior. Abriu duas empresas de engenharia e, em questão de meses, fechou negócios em Angola. O primeiro contrato no país africano destinava-se a construir casas pré-moldadas e tinha o valor de 1 milhão de dólares, conforme registro no Ministério das Relações Exteriores. No segundo, de 750 000 dólares, comprometia-se a construir uma casa de alto padrão. Até aqui o que se tem é um empreendedor ambicioso que vislumbrou oportunidades de mudar de patamar vendendo seus serviços em países com os quais o governo Lula estabelecera inéditos laços de cooperação comercial. Mas a história de Taiguara é, digamos, bem mais complexa...."

http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/sobrinho-de-lula-faz-fortuna-com-negocios-em-cuba-e-na-africa/

Rose disse...

Este personagem "lula" fala que é alguma coisa e o resto acredita...
É por isso que temos romances como "macunaíma", onde o escritor, como bom observador, traça as características do brasileiro...
Está aí a prova!

Anônimo disse...

será que Lula volta da Argentina????

Alexandre, The Great disse...

O motivo de pedir autorização ao STF deve-se ao fato de constar no pedido, além do lularápio, os Ministros de Estado Edinho Silva e Mercadante os quais tem foro privilegiado por prerrogativa de função.

Unknown disse...

Mas que raios de manchete de jornais é esta: AGORA É OFICIAL LULA ESTA SENDO INVESTIGADO PELA PF E PEDE AUTORIZAÇÃO PARA O SUPREMO!!!!!! E ESTA NAS MÃOS DO ZAVASCKI A DECISÃO????????. E a decisão da extinção do PT esta nas mãos do Toffoli?????HORA TENHA A SANTA PACIÊNCIAAAAAAAAAAAAAAAA, quer dizer que o Lula só agora é que foi investigado??????????????????????MAS SERÁ QUE O BRASILEIRO AINDA NÃO SE DEU CONTA QUE ESTA CAMBADA ESTA COZINHANDO GALO E GALO VELHO, QUE ENQUANTO O POVO FICAR ASSISTINDO ESTE ESPETACULO, E NÃO TOMAR UMA ATITUDE, NÓS VAMOS CONTINUAR OS TROUXAS DO UNIVERSO PROPORCIONANDO UM ENRIQUECIMENTO CADA VEZ MAIOR DESTES LADRÕES, E COMO AGRADECIMENTOS VÃO DAR UMA DEFECADA NA NOSSA CARA, E AINDA DIZER.......SEU BANDO DE OTÁRIOS E COVARDES.

Ferreira Pena disse...

O que mais gosto de ver nas imagens do Lula fugindo da PF é a sua bunda toda cagada. Será uma verdadeira delícia ver esse vagabundo preso, pagando todas suas sacanagens contra o Brasil.

Anônimo disse...

Menos mal, Aluizio; a Veja nao esta' mais sozinha! Isto e', Epoca ,Exame,etc..., estao em coro unissono contra o desgoverno!

''O Brasil esta' em plena safra daquilo que os governos plantararam desde 2003. Plantaram joio, estao colhendo joio''-(revista Exame).

Nos blogs sujos desciam a lenha apenas na Veja; agora a lenha tem que ser repartida para varias revistas. A cartacaPTal esta' isolada da silva!

Ferreira Pena disse...

Fora a Veja, todas as demais revistas acordaram tardiamente, sempre foram governistas se omitindo de informar ao povo o que se passava.

Ferreira Pena disse...

O rabo do vagabundo tá pegando fogo, e é bom que queime até virar cinza.

Anônimo disse...

Alguns leitores explicaram acima que o pedido ao STF é necessário porque há políticos e ministros envolvidos, os quais têm foro privilegiado. Neste caso, o pedido ao STF deveria se restringir às pessoas com foro privilegiado. O Lula tem foro privilegiado? No Brasil da Idiocracia, se uma pessoa tem foro prilegiado, deve-se pedir permissão ao STF para investigar 99 sem foro privilegiado? Esta é a tese de alguns jornalistas e advogados. Os leitores concordam com isso? Ou isto seria apenas mais um dos milhares de obstáculos do Direito Brasileiro usados proteger os bandidos? Por causa deste Direito Brasileiro, o país está afundando no quarto mundo, pois temos realmente o Direito do quarto mundo, terceiro mundo é pouco para o Direito Brasileiro.