TRANSLATE/TRADUTOR

sexta-feira, agosto 19, 2016

REPORTAGEM-BOMBA DE 'ISTOÉ' REVELA: DEPOIS DO IMPEACHMENT, DILMA, LULA E SEUS SEQUAZES PODEM PEGAR CADEIA.

Dilma Rousseff e Lula: horizonte nebuloso no pós-impeachment. Foto: IstoÉ
A revista IstoÉ que chega às bancas neste sábado traz um bom inventário dos episódios que conduziram Dilma Rousseff ao impeachment. Selecionei os trechos fundamentais da principal reportagem da revista assinada por Pedro Marcondes de Moura. Trata-se de um levantamento dos fatos relativos ao processo do impeachment. Entretanto, há mais, muito mais coisas que complicam seriamente Dilma, Lula, Mercadante e José Eduardo Cardoso, não estando descartado após o impeachment o andamento de processos criminais contra Dilma, Lula e seus sequazes já então sem foro privilegiado. Pela gravidade dos fatos e dependendo das investigações pode dar cadeia. Leiam:
Na semana em que o Senado inicia o derradeiro julgamento do impeachment, a presidente afastada Dilma Rousseff enfrenta o auge de sua fragilidade. As preocupações da petista vão além da iminência de deixar o Palácio do Planalto pela porta dos fundos. Agora, pesam contra ela mais do que as acusações por ter editado créditos complementares ou ter cometido as famigeradas pedaladas fiscais, passíveis de perda de mandato. Dilma passou a ser investigada por um crime comum. Desde a última semana, ela corre risco real de ser condenada pela Justiça por interferir na Operação Lava Jato. Atendendo a um pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, o ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal, determinou a abertura de um inquérito para apurar as suspeitas de que a petista usou o cargo para obstruir a Justiça, o que configura crime. Para Zavascki, há fortes indícios de que Dilma liderou uma conspiração para nomear Marcelo Navarro Ribeiro Dantas ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) em troca do compromisso para soltar empreiteiros presos da Lava Jato, articulou uma tentativa de evitar a delação do ex-senador Delcídio do Amaral e nomeou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para tirá-lo da jurisdição do juiz Sérgio Moro.
SEM FORO PRIVILEGIADO
O momento para as acusações contra ela não poderia ser pior. Dilma já planejava um exílio de oito meses por países latino-americanos, tão logo sua saída do cargo fosse oficializada. Com a decisão de Teori, talvez seja mais prudente mudar o plano de vôo. Motivo: ao perder o foro privilegiado, Dilma poderá ser processada em primeira instância junto a outros acusados de também obstruir a Justiça, como os ex-ministros Aloizio Mercadante, José Eduardo Cardozo e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A decisão atinge ainda os ministros do STJ Marcelo Navarro e Francisco Falcão. Uma eventual condenação pode levar Dilma à cadeia. Por muito menos, Delcídio foi preso. Agora começa a etapa de coleta de provas, o que pode incluir até o depoimento de investigados. Em sua primeira diligência, Teori solicitou os registros de visitas de Navarro ao Senado.
Política e juridicamente, a abertura do inquérito pelo Supremo pode ser considerada o pior revés já experimentado por Dilma desde sua ascensão ao poder. Isolada e sem apoio até do PT, Dilma tentava construir a narrativa da vítima. Sonhava em entrar para a história como uma presidente cassada sem provas e acima de qualquer suspeita. Desde a posse para o segundo mandato, a petista ecoava um mantra de que o governo dela era marcado pela independência nas investigações de corrupção e propagandeava a inexistência de acusações de enriquecimento pessoal, apesar das inúmeras provas de que o Petrolão abasteceu as campanhas dela de 2010 e 2014 ao Palácio do Planalto. Agora, ao autorizar a abertura do inquérito, o STF sepulta de uma vez a sua versão. Mostra que existem, sim, suspeitas contra ela. Mais do que isso.
COISAS DO ARCO DA VELHA
Há evidências de suas digitais em, pelo menos, duas tentativas de obstruir a Lava Jato: a nomeação de Navarro ao STJ e a tentativa de empossar Lula na Casa Civil. Em um primeiro movimento, Aloizio Mercadante, então ministro da Casa Civil, foi flagrado, em uma conversa gravada com um assessor do ex-senador Delcídio do Amaral, oferecendo ajuda para que o parlamentar não fizesse um acordo de delação premiada. O diálogo acabou vindo à tona quando Delcídio, com o objetivo de deixar a prisão, resolveu contar tudo o que sabia aos procuradores. O ex-senador afirmou à Justiça, em depoimento revelado por ISTOÉ com exclusividade, que o Palácio do Planalto – mais precisamente Dilma Rousseff – interferiu diretamente para que o Superior Tribunal de Justiça soltasse empreiteiros. Em uma conspiração envolvendo Dilma, o ex-ministro da Justiça José Eduardo Cardozo e o presidente do STJ Francisco Falcão foi acertada a nomeação de Marcelo Navarro Ribeiro Dantas para a Corte com a condição de que ele concedesse a liberdade aos empresários envolvidos no Petrolão. Navarro, de fato, votou favorável à soltura Otávio Azevedo, da Andrade Gutierrez, e Marcelo Odebrecht. O plano só não vingou porque a maioria da turma do STJ optou por mantê-los detidos. Não importa. Para Teori e Janot, há elementos para a caracterização da prática criminosa por Dilma e companhia.
Sob investigação: STF autoriza inquérito contra Dilma, Lula e os ex-ministros José Eduardo Cardozo e Aloizio Mercadante por conspiração para parar a Lava Jato - Foto: IstoÉ
PARCERIA CRIMINOSA
A terceira investida de Dilma para interferir na Lava Jato ocorreu em março. Após o ex-presidente Lula ser alvo de uma condução coercitiva, a petista o nomeou ministro da Casa Civil. Interceptações telefônicas de conversas entre os dois mostram a pressa com que ela agiu para que o antecessor assumisse o cargo. Enviou pelo assessor Jorge Messias o termo de posse, antes mesmo da cerimônia, para que Lula ganhasse foro privilegiado e seu caso saísse das mãos do juiz Sérgio Moro. Por decisão do Supremo, a conversa não pode ser usada na acusação por ter ocorrido após o período de gravação autorizado por Moro. Outra prova, no entanto, foi suficiente para encalacrar Lula e Dilma: uma edição extra do Diário Oficial da União publicada pelo Palácio do Planalto para garantir que a nomeação do ex-presidente entrasse em vigor o mais rápido possível. Para Miguel Reale Jr., um dos juristas signatários do pedido de impeachment de Dilma, o episódio é uma afronta aos princípios republicanos e confere materialidade ao impedimento da presidente. “É um ato de imoralidade administrativa e política”, afirma. O inciso 5 do artigo 6º da a Lei nº 1.079 define como crime de responsabilidade exatamente o que as ações de Dilma atestaram, ou seja, “opor-se diretamente e por fatos ao livre exercício do Poder Judiciário, ou obstar, por meios violentos, ao efeito dos seus atos, mandados ou sentenças. Do site da revista IstoÉ onde há muito mais para ler

9 comentários:

Alexandre, The Great disse...

E tivemos que aturar este estrupício por mais de 5 anos. Povo burro e sem vergonha o brasileiro.

Unknown disse...

ESPERO QUE ESSA MARGINAL ACABE DE SE ENTERRAR DIA 29, SENDO EXATAMENTE O QUE ELA É,UMA DOIDA EXECRADA PELO POVO , COMPLETAMENTE DESMIOLADA MAS COM EMPÁFIA E SOBERBA CAPAZES DE DETONAR UM PAÍS INTEIRO.

Anônimo disse...

COMUNISTA HONESTO NASCEU MORTO!
Uma ideologia diabólica, maquiavélica, material-ateísta, na qual "Todos os meios justificam os fins" e roubar para o partido e para si - DESDE QUE O SUJEITO NÃO DEIXE RASTRO, EVIDENTEMENTE, SENÃO O PROPRIO PARTIDO METE O PÉ NO RABO DO CARA PRÁ DEIXAR DE SER OTARIO - e nela vale tudo, e nessas condições, que esperarmos de uma desgraça de governo desse tipo?
E SE UM COLEGA COMUNISTA FOR PRESO => FODA-SE!
O comunismo é a seita da cobiça e da inveja dos bens alheios, são apátridas - ONDE ENTRAM, ELES SE APODERAM DOS RECURSOS PARA BENEFICIAREM OUTROS CUMPAÑEROS COMUNISTAS - e têm odio de todos os cidadãos onde governam, e os escravizam, ainda por cima!
São partidos compostos de anarquistas, espertalhões, depravados, verdadeiros carrascos, homens que têm odio ao Senhor Deus, a si mesmos e aos aos outros então, é bom nem falar!
Não é o retrato da carniça PT?

TERMINATOR disse...

¨Podem pegar cadeia¨!? Só ¨podem¨!? O que é preciso que eles façam para que de fato peguem cadeia nesta pocilga? Bom, graças as leis idiotas deste país só se falar mal do cabelo da Thais Araújo, não achar a Preta Gil ¨linda¨, dizer que viados e sapatonas sejam aberrações sexuais, não achar lindo bandidos e traficantes, criticar as cotas para minorias que jamais vão dar retorno, dizer que bolsa família sustenta vagabundos, ter a audácia de achar que favelas e favelados são o exemplo máximo de fracasso total de um povo, etc, etc, etc, aí sim o peso das leis bananeiras vão cair em cima deles. KKKKKKKKKKKKKKKK

Anônimo disse...

Difícil ter juiz com CORAGEM para tanto!! Mas, a esperança é a última...

Anônimo disse...

PREZADO ALUIZIO AMORIM;
OS PTistas / PETRALHAS SÃO TODOS FRAUDADORES / TRAPACEIROS / CALOTEIROS, EM RESUMO, DESDE 2003, SÓ MALFEITOS !!! POIS VEJA:
==
1-EU MESMO ATUANDO CMO TÉCNICO ESPECIALISTA_PJ, PARA A PETROBRAS EM 2003 -04 ( JÁ NO PRIMEIRO DESGOVERNO lula), FUI CALOTEADO / TRAPACEADO PELOS BANDIDOS PETRALHAS/ PETROLEIROS E SEUS COMPARSAS BANDIDOS EMPRESARIOS, ELES (PETROBRAS E SUAS CONTRATADAS) ME ROUBARAM 3 GRANDES PROJETOS, NÃO ME PAGARAM NEM PELA PLOTAGENS DOS DESENHOS, E AINDA ME EXPULSARAM DA REPAR/ PETROBRAS, ELES SÃO MALFEITORES!!!
= =
2-ALEM DESTES MALFEITOS COMEÇARAM A PERSEGUIR A MINHA PJ, NÃO DEIXARAM MAIS EU TIRAR AS CND DA RECEITA / INSS / FGTS. EMBORA EU TIVESSE PAGOS TODOS TRIBUTOS RELATIVOS A ESTES CONTRATOS, INVIABILIZARAM AS MINHAS 2 MICROEMPRESAS, DESISTI DE SER MICROEMPRESARIO, ELES SÃO MALFEITORES !!!
= =
3- E POR ULTIMO ANTES DA ULTIMA ELEIÇÃO PRESIDENCIAL, EU E MINHA FAMILIA FOMOS NOVAMENTE TRAPACEADO / FRAUDADO PELO PT_DESGOVERNO dilma / mercadante, ELES RESOLVERAM FAZER UM PROPAGANDA ENGANOSA NOS PORTÕES DO ENEN E TAMBEM EM VESTIBULARES, VENDENDO FACILIDADES EM CURSOS UNIVERSITARIOS ATRAVÉS DO FIES, GARANTINDO QUE OS ESTUDANDES PAGARIAM APENAS UM PEQUENA PARCELA PELAS MENSALIDADES, E O RESTANTE SERIA FINANCIADO PELO MEC/ FIES / BB, COM UMA CARENCIA DE ATÉ 2 ANOS, MAS ASSIM QUE O IMPEACHEMENT DA dilma JÁ ESTAVA SACRAMENTADO, ELES OS PTista / PETRALHAS, QUEBRARAM O CONTRATO DE FINANCIAMENTO VIA MEC/BB, E DEIXARAM OS ESTUDANTES UNIVERSITARIOS FRAUDADOS / LESADOS / PREJUDICADOS, TENDO QUE ARCAR COM OS CUSTOS TOTAIS DAS MENSALIDADES OU DESISTIR DO CURSO UNIVESITARIO ( PATRIA EDUCADORA???), INCLUSIVE JÁ DE IMEDIATO CONFORME O CASO DE MINHA FILHA QUE ESTA NO 7º PERIODO DE ENGENHARIA, ELES COBRARAM O SEMESTRE ANTERIOR DE UMA SÓ VEZ, ALEM DE QUEBRAR O CONTRATO DO BB/ FIES, EM RESUMO PTistas /PETRALHAS, DESDE 2003, SÓ MALFEITOS !!!
==
***OBS.:O QUE ME DEIXA AINDA MAIS DECEPCIONADO, FOI O TAL NOVO GOVERNO TEMER / PMDB, AINDA CONFIRMAR ESTES MALFEITOS DO MEC/FIES / BB, E MANDAR EXECUTAR/CONFIRMAR AS COBRANÇAS ( PRINCIPALMENTE DO BB / CEF)DOS TRABALHADORES UNIVERSITARIOS QUE FORAM LESADOS PELO mula / dilama_DESGOVERNO PT / PETRALHAS, ENFIM- TODOS MALFEITORES !!!
ISTO NÃO VAI ACABAR BEM!
LUGAR DE BANDIDOS É NA CADEIA !!!
IMPEACHEMNT JA !
BRASIL SEDE E FOME DE JUSTIÇA !!!!!!!
OSMAR PEDROSO – TRABALHADOR HONESTO COMPETENTE, ÉTICO E TRANSPARENTE, A FAVOR DO BEM DO BRASIL E CONTRA TODOS OS MALFEITORES !!!

Anônimo disse...

Os agentes comunistas serão aniquilados, agora vem a conta até seus familiares terão que deixar o país.

Hermes Magnus disse...

E eu só assisto, de longe! Eu que era tratado por louco e exagerado...

dr bene disse...

bem todos ja sabem quan bandidos são esses petralhas....quero justiça:
confiscar todos e tudo ....eles têem de morrer à mingua...são muito bandidos.
de seguida cadeia para todos