TRANSLATE/TRADUTOR

sexta-feira, agosto 19, 2011

CUBA MANIPULA DADOS ESTATÍSTICOS HÁ ANOS E ONU OS ACEITAVA SEM QUESTIONAR EM SEU PNDU

A 'moderna' agricultura cubana em foto do El Nuevo Herald
Os dados estatísticos sobre o de desenvolvimento cubano são questionados há anos e a ditadura de Fidel Castro utiliza uma metodologia que impede o estabelecimento de comparações com outras regiões e países do globo. Durante muito tempo Cuba foi cantada em prosa e verso pelos arautos do comunismo como um exemplo de organização social  eficiente e que seu sistema de saúde e sua medicina são excepcionais e por aí a fora. Há inclusive um jornalista brasileiro, Fernando Moraes, que chegou a escrever um livro - A Ilha -, sobre Cuba, que relatava maravilhas sobre o regime castrista. E como a velhice não traz sabedoria para quem é genéticamente estúpido, dia desses Moraes anunciou que escreverá a biografia de Lula. Tudo a ver.
Retomando o caso dos dados fajutos das estatísticas cubanas, agora revelados em matéria do jornal El Nuevo Herald, é bom assinalar que apesar das evidências do embuste, durante todos esses anos - meio século pelo menos - o informe PNDU - Programa das Nações Unidos para o Desenvolvimento assimilou sem questionar a vigarice das estastíticas cubanas forjadas pelos assassinos comunistas comandados pelo tirano Fidel Castro. Tudo a ver também, já que a ONU se transformou numa organização completamente dominada pelo pensamento politicamente correto e por um penca de bobalhões e mistificadores da esquerda.
Segundo a reportagem do jornal El Nuevo Herald, o informe de 2010 da ONU, assinalou que Cuba "está revisando e pondo em dia atualmente suas estatísticas internacionais para estabelecer dados comparáveis internacionalmente", e expressou otimismo "'de que a seu devido tempo terá disponível dados comparáveis do PIB", onde na verdade se encontram os maiores disparates.
O economista dissidente Oscar Espinosa Chepe, num relato à Conferência da Associação para o Estudo da Economia Cubana, celebrada em princípios de agosto em Miami (EUA), assinalou que não se surpreendia com a mudança do PNUD, segundo informa El Nuevo Herald.
"É uma desgraça que por muito anos as Nações Unidas tragaram essa pílula apesar de nosas numerosas advertências", desabafou Espinosa.
"É escandalosa a manipulação das cifras e da falta total de sustentação" por parte do Cuba, e os informes do próprio governo sobre a economia "são completamente contraditórios", afirmou.
Cuba alega que suas estatísticas são um melhor reflexo da economia porque incluem o valor dos serviços, tais como a saúde pública e a educação, quie não têm em conta a maioria das nações ocidentais.
Carmelo Mesa Lago, o decano dos economistas de Cuba, disse que tem escrito longos trabalhos acadêmicos questionando as estatísticas do governo cubano e queixando-se de que agências como o PNUD estivessem aceitando-as literalmente. Leia MAIS  - en español juntamente com o texto do relatório em inglês 
EM TEMPO: É bom que a oposição no Brasil acorde para essas estatísticas do IBGE e do IPEA, já que ambos órgãos públicos estão completamente aparelhados pelo PT. Tanto é que se pode constatar que todos os relatórios divulgados por esses dois órgãos apresentam, invariavelmente, apenas dados positivos a respeito do desempenho brasileiro em todos os sentidos desde que o PT chegou ao poder. Algo assim, como "nunca antes neste país", embora todos saibam que a administração pública federal sob o comando do PT é um desastre. Quem precisa dos serviços de saúde, só para citar um apenas, sabem quanto dói uma saudade dos tempos sem PT.
A manipulação de dados estatísticos que sempre foi utilizada à farta por todos os países comunistas para tentar provar ao mundo a eficácia do sistema. Que o digam os povos da ex-URSS e Alemanha Oriental, porque chineses e coreanos do Norte se abrirem a boca serão eliminados pelas respectivas ditaduras, da mesma forma os cubanos que não fazem parte da quadrilha de Fidel Castro. 

CLIQUE E SIGA ---> BLOG DO ALUÍZIO AMORIM NO TWITTER

6 comentários:

Anônimo disse...

Este ibge (com letras minúsculas mesmo) é uma mentira mesmo. Quando o governo dizia que o comércio estava bombando na época das eleições, o que se via na realidade era bem o contrário.O ibge está aparelhado e lotado de gente sem capacidade e sem vontade para o trabalho.

Anônimo disse...

Cuba vive extrema miséria, com o seu patrimônio histórico todo destruído, por falta de manutenção. Tudo que os comuno-fascistas falam a respeito de Cuba é MENTIRA deslavada ... Esse jornalista Fernando Moraes gosta de fazer biografias de vagabundos - Guevara e outros, e já está se preparando para escrever um livro sobre Dilma que, a exemplo do "Filho do Brasil", será transformado em filme "épico" ... Essa gente da esquerda sempre mentiu !!! É por isso que é difícil se acreditar em estatística no Brasil, que nos gov. petistas mentem descaradamente, para Rede Globo repercutir com grande destaque, nos seus noticiários. Quem não sabe que o IBGE,´há mais 15 anos, é um "ninho" de petistas a serviço do lulismo ???

Unknown disse...

Leia o livro: Cuba sem bloqueios.

Abraço

Eduardo disse...

A única atividade comercial que não deu certo em Cuba foi a pesca.
Porque todo cubano que recebia um barco fugia para Miami.

Unknown disse...

O link não "funciona"...

Aluizio Amorim disse...

Gabriel,
infelizmente o site do jornal El Nuevo Herald não está mais oferecendo esta matéria gratuitamente em seu site. Ao que parece, depois de determinado tempo esse jornal cobra uma pequena taxa para fornecer conteúdo mais antigo.
Lamento que tenham colocado em arquivo, já que é um tema bastante interessante e importante.
Fico grato, todavia, pelo seu interesse.
Abraço.